IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas da Ásia atingem mínimas em 2013 com temores sobre Fed

Do UOL, em São Paulo

05/06/2013 07h51

As ações asiáticas atingiram os menores níveis de 2013 nesta quarta-feira (5), uma vez que incertezas sobre quando o banco central dos Estados Unidos irá começar a diminuir seu enorme programa de estímulo alimentou temores de que fundos deixem a região, aumentando a cautela antes de dados essenciais de emprego nos Estados Unidos que serão divulgados nesta semana.

"A cautela sobre uma saída do estímulo do Fed está empurrando as ações asiáticas para baixo devido a preocupações de que o amplo dinheiro investido aqui pode ir embora, apesar de uma melhora da economia norte-americana deva ser vista como positiva para muitas economias asiáticas dependentes de exportações", afirmou o estrategista sênior do Daiwa Securities em Tóquio, Hirokazu Yuihama.

Comentários na terça-feira de duas autoridades do Fed alimentaram preocupações de que a maior economia do mundo será deixada com apoio reduzido do Fed em algum momento deste ano.

Às 7h43 (horário de Brasília), o índice que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,21%, atingindo o menor nível em seis meses, depois de interromper uma sequência de quatro dias de perdas na terça-feira.

As ações australianas recuaram 1,34%, para o menor nível em cinco meses, à medida que um crescimento mais lento do que o esperado no primeiro trimestre e enfraquecimento da demanda da China por metais pesaram sobre o sentimento.

As ações de Hong Kong cederam 0,97%, para o menor nível em seis semanas e as ações de Xangai ficaram praticamente estáveis, com variação negativa de 0,07%.

As negociações continuaram extremamente voláteis no Japão, com o índice Nikkei subindo 1,3% antes de começar a cair para encerrar em queda de 3,83%, numa nova mínima em sete semanas.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,52%, a Bolsa de Taiwan teve leve queda de 0,11%, enquanto Cingapura retrocedeu 1,46%.

(Com Reuters)