IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do BC tenta tranquilizar mercado após dólar passar de R$ 2,41

Do UOL, em São Paulo

19/08/2013 19h40

Após o dólar comercial subir pelo sexto dia seguido e fechar valendo R$ 2,416 na venda, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, divulgou comunicado tentando tranquilizar o mercado sobre a política de câmbio.

Em nota divulgada no início da noite, Tombini afirmou que “as cotações oscilam” e que o BC “está atento ao processo de realinhamento global das moedas” e “acompanha com atenção os desenvolvimentos no mercado doméstico de câmbio”.

O presidente do BC afirmou, ainda, que poderá haver "perdas" àqueles que "apostam em movimentos unidirecionais da moeda"

Leia a íntegra da nota:

"O Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, reafirma sua visão de que a adequada condução da política monetária contribui para mitigar riscos para a inflação, a exemplo dos oriundos da depreciação cambial. No entanto, avalia que os movimentos recentemente observados nas taxas de juros de mercado incorporam prêmios excessivos.

Em relação à taxa de câmbio, o Presidente reitera que o BC está atento ao processo de realinhamento global das moedas e acompanha com atenção os desenvolvimentos no mercado doméstico de câmbio. Nesse contexto, não deixará de ofertar proteção ('hedge' cambial) aos agentes econômicos e, se necessário, liquidez aos diversos segmentos do mercado. Lembra, mais uma vez, que as cotações oscilam e que a concentração de posições em uma única direção poderá trazer perdas aos que apostam em movimentos unidirecionais da moeda."

(Com Agência Brasil e Reuters)

CLIQUE NA IMAGEM E ENTENDA COMO FUNCIONA O MERCADO DE DÓLAR