IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresário aposta no curto prazo e vence UOL Invest 2014 com ganhos de 270%

Carteira de Germano Zang ganhou 270% - Arquivo pessoal
Carteira de Germano Zang ganhou 270% Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

14/01/2015 06h00

O empresário Germano Zang, 30, foi o vencedor geral do simulador de Bolsa UOL Invest em 2014. Ele conseguiu uma valorização de 270% em sua carteira virtual durante o ano. Como comparação, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores paulista) fechou 2014 com uma perda de 2,91%.

Formado em engenharia, Zang investe na Bolsa de Valores há pelo menos quatro anos. Porém, suas estratégias foram completamente diferentes na Bolsa real e no UOL Invest.

"No simulador, quase que a totalidade das operações que fiz foram de day trade ou curtíssimo prazo. Na Bolsa, faço com mais frequência investimentos para longo prazo e voltados para renda com dividendos", conta. "Os ganhos são menores [na Bolsa real], mas os riscos também."

Ele ganhou uma passagem aérea de ida e volta para qualquer destino nacional, com direito a acompanhante, e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico. 

O UOL Invest permite que os internautas simulem compra e venda de ações, montando sua carteira exatamente como se estivessem operando na Bovespa, com um crédito fictício inicial de R$ 200 mil.

Saiba como funciona o UOL Invest

O UOL Invest não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona.

O simulador terminou 2014 com cerca de 246 mil cadastros ativos.

O sistema está em manutenção para o início das disputas deste ano e será reiniciado em 21 de janeiro. As carteiras de todos os usuários serão zeradas, para que a pontuação no ranking recomece. Novos participantes podem entrar em qualquer momento do ano.

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.

Segundo colocado nacional

O segundo colocado nacional também tem direito a prêmios. Quem ficou nessa posição foi Elson Bichara Costa, de Belo Horizonte (MG), com valorização de 206%. Porém, ele já foi premiado nesta categoria no ano anterior e, por isso, não pode receber o prêmio novamente neste ano. 

Então, passamos ao próximo colocado, que é Carlos Massao Fuzimura, de Bilac (SP), com ganhos de 170%. Ele ganha uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Vencedores regionais

Também são concedidos prêmios para os vencedores anuais das cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os vencedores regionais ganham a participação em um curso sobre mercado de ações oferecido pela BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os vencedores regionais em 2014 foram:

  • Região Norte: Rony Carvalho Silva, de Marabá (PA), com 36% 
  • Região Nordeste: Roberto Parish Orleans de Assis, de Salvador (BA), com 77%
  • Região Centro-Oeste: Marcondes Gonzaga do Couto Aires, de Goiânia (GO), com 85%
  • Região Sudeste: Elson Bichara Costa, Belo Horizonte (MG), com 206% 
  • Região Sul: Rafael Fernando de Moraes, de Caxias do Sul (RS), com 83%

Participantes que já tinham sido premiados em outras ocasiões na mesma categoria ou que estavam com o cadastro irregular (o regulamento só permite um cadastro por participante e por CPF) foram desconsiderados para a premiação. 

Ganhador de dezembro

O UOL Invest também dá prêmios mensais. Em dezembro, o ganhador foi Renato de Assis Moya, de Americana (SP), que conseguiu uma valorização de 58% em sua carteira virtual durante o mês.

Ele receberá um tablet e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

O UOL Invest é uma realização do UOL em parceria com a BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), com apoio da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e da Enfoque Informações Financeiras.