IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsa da China despenca mais de 5%, maior queda desde agosto

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 09h01

A Bolsa da China despencou 5,48% nesta sexta-feira (27), a maior queda diária desde o final de agosto, no auge da forte desvalorização do mercado. A queda acontece em meio a uma nova investigação sobre corretoras de valores no país.

A Haitong Securities está sob investigação pelo órgão regulador do mercado acionário da China, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto à agência de notícias Reuters, em uma ação que segue investigações em outras duas corretoras domésticas.

A Haitong, quarta maior corretora da China em valor de mercado, está sendo investigada por supostas violações das regras do mercado, de acordo com as fontes, que pediram para não ser identificadas.

A medida acontecem após investigações da CITIC Securities e da Guosen Securities, duas das maiores rivais da Haitong.

Queda no lucro de companhias chinesas

Mais um fator que pesou sobre a confiança dos investidores nesta sexta-feira foi a divulgação de dados que mostraram que os lucros das companhias industriais chinesas caíram 4,6% em outubro, quinto mês consecutivo de baixa.

Bolsas da Ásia

O desempenho negativo da Bolsa da China pressionou os mercados da Ásia e do Pacífico. As outras seis principais Bolsas da região também fecharam em queda.

Veja a abaixo a queda de cada Bolsa:

  • Hong Kong: -1,87%
  • Taiwan: -1,02%
  • Cingapura: -0,89%
  • Japão: -0,3%
  • Austrália: -0,16%
  • Coreia do Sul: -0,08%