IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Se vai viajar, compre dólar agora, mas evite a Bolsa, dizem analistas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2016 17h09

A reação positiva do mercado à operação da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode deixar o pequeno investidor na dúvida: deve comprar dólar e ações?

Quem precisa de dólar para viajar, por exemplo, deve aproveitar a queda para comprar agora. Mas, no caso da Bolsa, o pequeno investidor que não conhece o mercado deve se manter distante das ações, pois o mercado está especulando em torno de notícias da política.

Essa é, em resumo, a opinião de três especialistas consultados pelo UOL: Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Corretora; Ricardo Humberto Rocha, professor de Finanças do Insper; e Vitor Miziara, sócio da Criteria Investimentos. 

Veja outras recomendações sobre dólar, Bolsa, e ações da Petrobras:

Dólar
dólar - iStock - iStock
Imagem: iStock

Segundo Ricardo Humberto Rocha, a expectativa para o dólar ainda é de alta, e a queda nesses dias se explica pela possibilidade de mudança do governo. "Os investidores estrangeiros poderiam voltar a trazer dinheiro para cá", diz.

Para ele, quem precisa de moeda para viajar deve aproveitar o bom momento para comprar. "Ninguém sabe se vai cair mais, o dólar depende muito da expectativa. Se a situação piorar, ele sobe de novo", diz.

Miziara e Silveira não recomendam especulação com a moeda. "É um mercado ainda pior que o da Bolsa para o amador", diz Miziara.

Bolsa
Bovespa, economia, giro, mercado financeiro, São Paulo - Luiz Prado/Divulgação BM&FBOVESPA - Luiz Prado/Divulgação BM&FBOVESPA
Imagem: Luiz Prado/Divulgação BM&FBOVESPA

Quem não tem conhecimento não deve entrar na Bolsa nesse momento, afirmam Miziara e Rocha. "O mercado está especulando em cima de notícias, não de fundamentos", afirma Miziara. "A Bolsa já subiu muito no curto prazo, mas a economia continua ruim. O ideal é investir com horizonte de mais longo prazo, para depois de 2018", diz.

Para Silveira, sempre vale a pena investir em Bolsa, mas é preciso ter consciência de que é um risco elevado. "Invista sempre com horizonte de cinco anos, em boas empresas", diz. "Se você apontasse uma arma para a minha cabeça e me falasse para eu indicar a compra de alguma ação, eu diria compre ação de bancos."

Ações da Petrobras
Petrobras sede - Antonio Lacerda/Efe - Antonio Lacerda/Efe
Imagem: Antonio Lacerda/Efe

Desde 11 de fevereiro até as 15h desta sexta-feira (4), as ações preferenciais da estatal haviam se valorizado 76%.

Mas isso não significa que é hora de comprar a ação. Segundo os especialistas, os fundamentos da empresa continuam ruins, ela continua endividada, o preço do petróleo está baixo e o custo administrativo é alto.

"A Petrobras depende muito do encaminhamento da questão política, e, se algo der errado, o investidor pode perder dinheiro", diz Silveira.

Para quem tem ações da Petrobras ligadas ao FGTS, a recomendação é manter.

(Edição de texto: Armando Pereira Filho)