IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar fecha em queda de 0,68%, a R$ 3,588, de olho no cenário político

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 17h08

dólar comercial fechou esta quarta-feira (1º) com queda de 0,68%, cotado a R$ 3,588 na venda. 

Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,96% e fechado o mês com valorização de 5,01%, após três meses seguidos de baixa.

Com isso, o dólar acumula desvalorização de 0,64% na semana. No ano, a queda acumulada é de 9,12%.

PIB brasileiro

Pela manhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou os dados do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A economia do país encolheu 0,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. A queda foi menor do que a esperada por economistas ouvidos pela agência de notícias Reuters.

O mercado, no entanto, via os dados do PIB com ceticismo. "O número cheio [do PIB] é um pouco enganador. Quando você abre os dados, percebe que um fator importante foram os gastos do governo, que tendem a diminuir no futuro", disse à Reuters o economista da 4Cast Pedro Tuesta.

Crise política

Investidores continuam preocupados com o cenário político brasileiro. Em menos de um mês de governo interino, dois ministros deixaram o cargo por causa de gravações nas quais supostamente estariam planejando atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

Operadores temem que o clima de instabilidade política possa dificultar a campanha do governo por apoio a medidas para ajustar as contas públicas no Congresso, que muitos entendem ser a chave para a recuperação da economia brasileira.

Venda de dólares

Operadores disseram, ainda, que a venda de dólares por parte de algumas empresas ajudou a puxar a moeda norte-americana para baixo. 

"Vimos alguns vendedores de dólares ao longo do dia, provavelmente atraídos pelas cotações altas", disse à Reuters o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.

(Com Reuters)