IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar cai durante o dia, mas vira e emenda 4ª alta, fechando a R$ 3,194

Do UOL, em São Paulo

16/08/2016 17h07

Após operar em queda durante a maior parte desta terça-feira (16), o dólar comercial passou a subir no final da sessão e fechou em alta de 0,17%, cotado a R$ 3,194 na venda. Foi a quarta alta seguida. Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,11%.

Mesmo com a alta no dia, o dólar acumula desvalorização de 1,51% no mês e de 19,10% no ano.

O dia foi marcado por dados fracos de inflação nos Estados Unidos e indicações de que o banco central norte-americano pode voltar a subir os juros no mês que vem.

Atuação do BC

O Banco Central manteve o ritmo maior de atuação no mercado de câmbio, que começou na última quinta-feira. Pela manhã, o BC vendeu 15 mil swaps reversos, contratos que equivalem à compra futura de dólares.

Dólar barato demais pode atrapalhar a recuperação econômica ao prejudicar as exportações e impulsionar as importações. Por outro lado, o dólar alto ajuda a acelerar a inflação.

Mercado externo

Dados divulgados hoje mostraram que a inflação nos Estados Unidos ficou estável em julho. Isso gerou uma expectativa de que os juros pudessem ser mantidos no mesmo patamar até o ano que vem.

Porém, essa expectativa perdeu força após declarações do presidente do Federal Reserve de Nova York afirmando que o banco central norte-americano pode subir os juros no mês que vem.

Juros mais altos podem atrair para os EUA recursos atualmente investidos em países onde o risco é maior, como é o caso do Brasil. 

(Com Reuters)