IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em queda de 1,52%, a R$ 3,211, após BC dos EUA manter juros

Do UOL, em São Paulo

21/09/2016 17h08

dólar comercial fechou esta quarta-feira (21) em queda de 1,52%, a R$ 3,211 na venda. 

Com isso, o dólar acumula queda de 1,73% na semana. No mês, tem baixa de 0,55% e, no ano, desvalorização de 18,66%. 

Na véspera, a moeda norte-americana tinha caído 0,53%. A sessão de hoje foi influenciada pelas decisões sobre juros nos Estados Unidos e no Japão. 

Juros nos EUA e no Japão

O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) anunciou na tarde desta quarta-feira que manteve a taxa de juros no país na faixa entre 0,25% e 0,5%, como amplamente esperado, mas as autoridades reduziram o número de altas de juros que esperam neste ano de duas para uma, de acordo com a projeção divulgada com o comunicado. 

"O Fed deu a impressão de que está cada vez mais distante um aumento dos juros. E o dólar só tinha o Fed para segurar as cotações", disse o economista de uma corretora nacional à agência Reuters.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em outros países onde o rendimento é maior, como é o caso do Brasil.

A trajetória de baixa da moeda norte-americana nesta sessão também foi influenciada pela decisão do Banco do Japão, que adotou como foco a taxa de juros de títulos do governo, buscando alcançar sua meta de inflação. 

Em uma tentativa de acalmar o nervosismo do mercado, o Banco do Japão manteve a taxa de juros negativa em 0,1% que aplica a reservas excessivas que as instituições financeiras deixam no banco central e informou que continuará comprando títulos do governo no ritmo atual por enquanto.

Atuação do BC brasileiro

O Banco Central atuou no mercado de câmbio nesta quarta-feira. Como nas últimas sessões, o BC ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.

(Com Reuters)