IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar avança pelo 2º dia, mas fecha semana em queda, a R$ 3,247

Do UOL, em São Paulo

23/09/2016 17h08

dólar comercial teve a segunda alta seguida nesta sexta-feira (23), fechando com valorização de 0,66%, a R$ 3,247 na venda.

Apesar da alta no dia, o dólar encerra a semana com desvalorização de 0,64%. No mês, acumula ganhos de 0,55% e, no ano, baixa de 17,75%. 

Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,45%.

Juros nos EUA

Assim como na véspera, o dólar abriu o dia operando em queda e mudou de direção à tarde. Com o preço mais “baixo” visto mais cedo, investidores aproveitaram para comprar dólar. Com a maior procura, o preço passou a subir.

"Houve uma compra mais pesada e isso fez com que a moeda (norte-americana) passasse a subir", comentou o diretor de uma assessoria de câmbio à agência de notícias Reuters.

Apesar da alta nesta sessão, a trajetória do dólar ainda continuava de queda, disseram operadores à Reuters. Isso porque a expectativa dos investidores é de que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) faça altas graduais da taxa de juros.

"O fundamento do dólar é para baixo. O Fed (banco central norte-americano) tirou pressão do câmbio. Se resolvermos questão política, aprovação de medidas (fiscais no Brasil), acredito em forte fluxo de entrada de estrangeiros", comentou um operador de um banco nacional à Reuters. "A alta (do dólar) é pontual", destacou.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em outros países onde o rendimento é maior, como é o caso do Brasil.

Discurso do presidente do BC

No Brasil, o dólar foi influenciado pela fala do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, na véspera. Ele reforçou a mensagem de que diminuiu o espaço para atuação no mercado de câmbio por meio de contratos de swap cambial (operação de compra ou venda de moeda no mercado futuro).

"Foi positiva a fala do Ilan, sinalizou que o BC não vai agir tão forte no câmbio, o que tira pressão altista sobre a moeda (norte-americana)", disse mais cedo um analista de câmbio à Reuters.

Atuação do BC

O Banco Central atuou no mercado de câmbio nesta sexta-feira. Como nas últimas sessões, o BC ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.

(Com Reuters)