IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai quase 1% no dia, a R$ 3,387, e acumula leve queda na semana

Do UOL, em São Paulo

18/11/2016 17h10

dólar comercial fechou esta sexta-feira (18) em queda de 0,93%, a R$ 3,387 na venda. 

Com isso, o dólar encerra a semana com desvalorização de 0,16%. No mês, acumula alta de 6,18% e, no ano, queda de 14,21%. 

Na véspera, o dólar havia fechado praticamente estável, com leve baixa de 0,08%.

Atuações do BC

A queda do dólar foi influenciada pela atuação do Banco Central no mercado de câmbio.

O BC vendeu todos os 10 mil novos contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares, e realizou ainda outro leilão, com até 20 mil contratos, para rolagem dos swaps que vencem em 1º de dezembro.

Política e economia

Apesar da atuação do BC ajudar a conter uma alta do dólar, investidores estavam preocupados com a situação fiscal dos Estados e as prisões de políticos, como ex-governadores do Rio de Janeiro, justamente um dos Estados com pior situação financeira.

"A pressão sobre os mercados locais tende a voltar... Por enquanto, é difícil esperar um recuo forte da percepção de risco-país", comentou a corretora Guide em relatório a clientes.

Cenário externo

No exterior, aumentavam as apostas de alta da taxa de juros nos Estados Unidos em dezembro.

Na véspera, a presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Janet Yellen, disse que a eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA não alterou em nada os planos do Fed de aumentar a taxa de juros "relativamente em breve".

No exterior, o dólar atingiu nesta sessão os níveis mais altos desde 2003 em relação a uma cesta de moedas.

(Com Reuters)