IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem 3ª alta e fecha a R$ 3,391; na semana, tem ganho de 0,52%

Do UOL, em São Paulo

16/12/2016 17h09

dólar comercial fechou esta sexta-feira (16) em alta de 0,57%, a R$ 3,391 na venda. É o terceiro dia seguido de ganho. 

Com isso, o dólar encerra a semana com valorização de 0,52%. No mês, acumula alta de 0,1% e, no ano, queda de 14,12%. 

Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 1,14%. 

Economia e política

Na quinta-feira (15), o governo anunciou medidas para tentar estimular a economia, o crescimento do emprego e sair da crise.

Além disso, os investidores estão atentos ao andamento das medidas de ajuste das contas públicas no Congresso, como a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita o crescimento do gasto público por 20 anos.

A preocupação em relação ao cenário político, no entanto, continuava com uma nova delação premiada que cita o nome do presidente Michel Temer.

Nesta sexta-feira, o jornal “Folha de S.Paulo” noticiou que um ex-executivo da Odebrecht disse em delação à força-tarefa da operação Lava Jato que Temer participou de um encontro para tratar de doações da empreiteira para campanha do PMDB em 2010. 

Atuações do BC

O Banco Central brasileiro, pela terceira vez seguida, não anunciou nenhuma intervenção no mercado de câmbio até o momento.

Fim de ano

Com a proximidade do fim do ano, os mercados devem ficar menos agitados daqui para a frente, já com muitos investidores entrando de férias. Isso deve reduzir o volume de negociações até o final do ano.

(Com Reuters)