IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe 1% na primeira sessão de 2017 e fecha a R$ 3,282

Do UOL, em São Paulo

02/01/2017 17h06

dólar comercial fechou a primeira sessão de 2017 em alta. A moeda norte-americana subiu 0,99% nesta segunda-feira (2), a R$ 3,282 na venda.

O dólar acumulou desvalorização de 17,69% em 2016, a primeira queda anual desde 2010. 

Cenário externo

O dia foi de poucos negócios, com os mercados fechados nos Estados Unidos.

Nesta semana, os mercados voltam as atenções para a divulgação, na quarta-feira, da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, em que o banco central norte-americano elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em outros países onde os rendimentos são maiores, como é o caso do Brasil.

Os investidores também aguardam os dados de emprego nos EUA em dezembro, na sexta-feira.

Contexto brasileiro

O operador de uma corretora disse à agência de notícias Reuters que os negócios brasileiros tiveram um "respiro" no fim de 2016 com o recesso parlamentar e sem novidades, pelo menos por ora, da operação Lava Jato, o que ajudou a diminuir a tensão política em Brasília.

"As notícias que poderiam trazer alguma tensão diminuíram, ao mesmo tempo em que as medidas econômicas anunciadas pelo governo nas últimas semanas foram bem aceitas", disse ele.

Atuações do BC

O Banco Central brasileiro não anunciou nenhuma intervenção no mercado de câmbio para esta sessão. O BC não atua no mercado desde 13 de dezembro.

(Com Reuters)