IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe pelo segundo dia seguido e fecha a R$ 3,238, com feriado nos EUA

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 17h06

O dólar comercial fechou esta segunda-feira (16) em alta de 0,52%, cotado a R$ 3,238 na venda. É o segundo avanço seguido da moeda norte-americana, que havia subido 1,45% na sexta-feira.

Os mercados nos Estados Unidos não abriram nesta segunda-feira por causa do feriado de Martin Luther King, o que limitou o número de negócios na sessão.

Reino Unido

Investidores aguardavam discurso da primeira-ministra britânica, Theresa May, marcado para a próxima terça-feira (17). Reportagens no final de semana na Europa informaram que ela sinalizaria um cenário de saída "dura" do Reino Unido da União Europeia (UE).

A preocupação do mercado é de que uma ruptura decisiva da UE afete as exportações britânicas e expulse investimento estrangeiro do país.

Juros nos EUA

Também estava no radar de investidores a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na próxima sexta-feira (20). Ainda há temores de que sua política econômica possa impulsionar a inflação, o que levaria o Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano) a aumentar ainda mais os juros no país.

Juros mais altos nos EUA podem atrair para lá recursos atualmente aplicados em economias onde as taxas são maiores, como a brasileira. Com isso, a tendência é de que o dólar se valorize em relação ao real.

(Com Reuters)