IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha quase estável, a R$ 3,126, de olho em entrada de recursos

Do UOL, em São Paulo

06/02/2017 17h06

O dólar comercial fechou esta segunda-feira (6) praticamente estável, com leve alta de 0,08%, cotado a R$ 3,126 na venda. Na sexta-feira, a moeda norte-americana também havia fechado perto da estabilidade, com leve ganho de 0,05%.

A sessão foi marcada por especulações de que os juros nos EUA subirão em ritmo menor que o esperado e pela expectativa de entrada de recursos no Brasil.

Juros nos EUA

No exterior, investidores aumentavam as apostas de que o Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) não deve acelerar o ritmo de alta na taxa de juros.

Pesquisa da agência de notícias Reuters com os principais bancos em Wall Streeet indicou que as perspectivas são de que o Fed deve elevar os juros do país em duas ocasiões neste ano. No final de 2016, a autoridade disse que poderia subir a taxa em três oportunidades ao longo de 2017. 

Juros mais altos nos EUA podem atrair para lá recursos atualmente aplicados em países com taxas maiores, como o Brasil. Com isso, a tendência seria de alta do dólar por aqui.

Entrada de recursos

No Brasil, havia uma expectativa de ingresso de recursos em razão de novas captações de empresas brasileiras. Além disso, o mercado também estava otimista com a possibilidade de aprovação das reformas fiscais após o governo ter garantido aliados nas presidências da Câmara e Senado.

(Com Reuters)