IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em alta, a R$ 3,084, após bater menor valor desde junho de 2015

Do UOL, em São Paulo

16/02/2017 17h08

O dólar comercial fechou esta quinta-feira (16) em alta de 0,56%, cotado a R$ 3,084 na venda, após duas quedas seguidas. Na véspera, a moeda norte-americana havia caído 0,94% e atingido o menor valor de desde 18 de junho de 2015. 

A sessão foi marcada pela alta procura para compra da moeda e pela expectativa de entrada de recursos externos no país.

Entrada de recursos

O dólar chegou a operar em queda durante a manhã, mas inverteu o sentido e passou a subir durante a tarde. Com o dólar mais barato, aumentou o volume de compra da moeda, o que fez com que ela subisse, de acordo com operadores do mercado.

Apesar disso, investidores estavam otimistas com a aprovação na Câmara dos Deputados de uma nova rodada de regularização de recursos brasileiros no exterior, a chamada repatriação. Com a medida --que ainda precisa ser aprovada pelo Senado--, espera-se que haja uma entrada significativa de dólares no país, o que pode fazer com que a moeda fique mais barata.

Atuação do BC

O Banco Central brasileiro voltou a atuar no mercado de câmbio. Nesta sessão, o BC vendeu 6.000 contratos de swaps tradicionais (equivalentes à venda de dólares no mercado futuro) com vencimento de março. 

(Com Reuters)