IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em alta de 0,68%, R$ 3,129, à espera do aumento de impostos

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 17h11

O dólar comercial fechou esta segunda-feira (27) em alta de 0,68%, cotado a R$ 3,129 na venda. Na sexta-feira, a moeda norte-americana havia caído.

O mercado estava cauteloso à espera do anúncio do aumento nos impostos e de um possível corte de gastos no Orçamento, que deve ser feito nesta terça-feira (28), como adiantou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na semana passada. O governo, no entanto, sinalizou que não deve haver alta no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de câmbio, como temido por alguns investidores.

Também estava no radar os desdobramentos da operação Carne Fraca. Embora a operação tenha causado impacto negativo nas exportações de carne, três países anunciaram no final de semana que vão retomar a compra do produto brasileiro.

No exterior, investidores estavam preocupados com a derrota do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na votação de um projeto de lei para mudar o sistema de saúde. O mercado especula que Trump pode ter dificuldades para cumprir outras promessas de campanha, como o controle dos gastos e cortes de impostos.

(Com Reuters)