IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar opera em alta e petróleo sobe mais de 2% após ataque dos EUA

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo*

03/01/2020 09h42Atualizada em 03/01/2020 17h08

O dólar comercial e os preços do petróleo operavam em alta, e a Bolsa caía após um ataque dos Estados Unidos matar um alto oficial iraniano e agravar as tensões geopolíticas no Oriente Médio.

Por volta das 16h, a moeda norte-americana avançava 0,63%, a R$ 4,051 na venda. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tinha baixa de 0,42%, a 118.079,28 pontos. O petróleo Brent, referência no mercado internacional, subia 2,59%, a US$ 70,03 por barril. Pela manhã, a commodity chegou a despencar mais de 4%.

Oficial morto era considerado herói no Irã

Um ataque aéreo coordenado pelos EUA no aeroporto de Bagdá matou o major-general Qassem Soleimani, arquiteto da crescente influência militar do Irã no Oriente Médio e um herói entre muitos iranianos e xiitas da região.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que uma dura vingança aguarda os "criminosos" que mataram Soleimani.

"Esse evento gerou uma mudança do clima, que estava positivo nos últimos dias. Agora, os possíveis desdobramentos são pouco claros, o que, no curto prazo, gera uma aversão a risco", disse à agência de notícias Reuters o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto.

Na visão de Raphael Guimarães, operador de renda variável da RJ Investimentos, a tensão no Oriente Médio pode ser prolongada durante o ano com o desenrolar da história afetando o mercado no longo prazo.

"O mercado está aguardando ansioso o posicionamento do Irã sobre uma potencial retaliação aos Estados Unidos e nos fatores que isso pode desencadear", afirmou, acrescentando que espera que os preços do petróleo continuem sendo puxados no médio prazo.

Pentágono diz que ação evitou ataques futuros do Irã

O Pentágono disse que as Forças Armadas dos EUA "tomaram uma ação defensiva decisiva para proteger pessoal dos EUA no exterior ao matarem Qassem Soleimani", e que o ataque foi ordenado pelo presidente Donald Trump para interromper planos de futuros ataque iranianos.

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá pediu a todos os cidadãos norte-americanos que deixem o Iraque imediatamente devido à escalada nas tensões. O medo de uma Terceira Guerra Mundial já toma conta das redes sociais.

O Iraque, o segundo maior produtor de petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), exporta cerca de 3,4 milhões de barris da commodity bruta por dia.

(*Com informações da Reuters)

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas