IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro de empresas com ações na Bolsa sobe mais de R$ 150 bi no 1º trimestre

Vale e Petrobras tiveram grandes variações no lucro do primeiro trimestre - Getty Images
Vale e Petrobras tiveram grandes variações no lucro do primeiro trimestre Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/05/2021 13h37

O lucro somado de 307 empresas com ações negociadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira, teve um aumento de mais de R$ 150 bilhões no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

De janeiro a março de 2021, as empresas de capital aberto tiveram lucro líquido de R$ 90,247 bilhões, contra prejuízo de R$ 62,912 bilhões no mesmo trimestre do ano passado. A diferença de um ano para o outro é de R$ 153,16 bilhões.

Os dados são de um levantamento feito pela empresa de informações financeiras Economatica com base em balanços trimestrais enviados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) até a última sexta-feira (15).

O resultado foi puxado, principalmente, pelos desempenhos de Vale e Petrobras, que se aproveitaram da valorização do minério de ferro e do petróleo.

O lucro líquido da Vale, que havia sido de R$ 984 milhões no primeiro trimestre de 2020, subiu para R$ 30,564 no mesmo período deste ano, Esse é o maior lucro da história para o primeiro trimestre de uma empresa de capital aberto no Brasil.

Já a Petrobras saiu de um prejuízo de R$ 48,523 bilhões de janeiro a março de 2020 para lucro de R$ 1,167 bilhão este ano.

No primeiro trimestre do ano passado foi quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia do coronavírus. Países como o Brasil registravam as primeiras mortes, enquanto nações da Europa beiravam o colapso de seus sistemas de saúde. Foram decretados lockdows em diversas partes do mundo.

Apesar de o país estar passando por uma segunda onda da pandemia neste ano, muitas empresas têm atividades em outras regiões onde a covid-19 está mais controlada. Além disso, muitas desenvolveram soluções para minimizar a perda de receitas —algumas até conseguiram aumentar seu faturamento diante de novos hábitos de consumo.