IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da Petrobras saltam 3% após Bolsonaro negar interferência na empresa

Isac Nóbrega/Presidência da República
Imagem: Isac Nóbrega/Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 16h09Atualizada em 21/03/2022 18h35

As ações da Petrobras na Bolsa de Valores fecharam em alta de mais de 3% nesta segunda-feira (21), após falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a estatal. Em entrevista à Jovem Pan, o chefe do Executivo disse que "não pode" interferir na empresa.

"Alguns querem que a gente interfira na Petrobras. Não pode fazer isso. Até porque o próprio pessoal da Petrobras, a começar pelo presidente [Joaquim Silva e Luna], responderia por ter aceitado uma interferência. Os vilões são a roubalheira na Petrobras e o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]", afirmou Bolsonaro.

A ação PETR3 fechou em alta de 3,35%, cotada a R$ 34,27. A PETR4 encerrou com ganho de 3,76%, negociada a R$ 31,76.

Bolsonaro afirmou anteriormente que aguarda resposta a uma consulta feita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para saber se pode reduzir o imposto sobre o combustível em ano eleitoral. "Pode ser crime", disse.

O governo estuda a possibilidade de cortar PIS/Cofins da gasolina para conter a alta do produto nos postos. Os tributos sobre o diesel e o gás de cozinha já foram zerados por um projeto aprovado no Congresso. "Salto do combustível está no mundo todo, e espero que seja temporário", afirmou o presidente.

O resultado da Petrobras puxou o desempenho do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira. O índice fechou em alta de 0,73%, aos 116.154,53 pontos.

O que compõe o preço da gasolina

O preço da gasolina comum é composto por cinco itens, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis):

  • Preço do produtor (refinarias da Petrobras e importadores);
  • Preço do etanol - o combustível que chega aos postos tem 73% de gasolina A e 27% de etanol;
  • Tributos federais - PIS, Cofins e Cide;
  • Imposto estadual - ICMS;
  • Distribuição, transporte e revenda.