IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Com expectativas para PEC e jogo do Brasil, dólar cai a R$ 5,366

Dado Ruvic/Reuters
Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 17h24

O dólar comercial fechou hoje em queda de 0,82%, cotado a R$ 5,366. Expectativas para a possível aprovação e termos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de Transição ainda preocupam investidores.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PL) viajou a Brasília para discutir a PEC acompanhado de Fernando Haddad, cotado para assumir o Ministério da Fazenda, no momento em que cresce a ansiedade sobre o anúncio dos novos ministros.

Além das questões do novo governo, a expectativa era de um pregão com volumes reduzidos devido ao jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo contra a Suíça.

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, disse à Reuters que o foco dos mercados está em raros protestos acontecendo na China contra a política de covid-zero imposta pelo governo de Xi Jinping.

Segundo o especialista, investidores estão tentando entender se os protestos levarão a uma flexibilização de restrições sanitárias —o que seria positivo para o sentimento do mercado— ou se sofrerão retaliação mais dura do regime chinês, o que poderia elevar a cautela global.

O foco também ficará sobre o banco central norte-americano ao longo desta semana, com agentes do mercado à espera de uma série de dados econômicos dos Estados Unidos que podem oferecer pistas sobre qual será a magnitude da alta de juros de dezembro do Federal Reserve.

Bolsa também caiu

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou em baixa de 0,18%, aos 108.782,15 pontos.

As ações de varejistas brasileiras caíram após dados apontarem para uma queda nas vendas online no final de semana de Black Friday, ainda que analistas tenham destacado para a dificuldade de comparação dos dados.

*Com Reuters