IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

De olho em dados dos EUA e atos no Brasil, dólar cai a R$ 5,181; Bolsa sobe

Moeda americana teve queda de 0,40% nesta quarta-feira - Amanda Perobelli/Reuters
Moeda americana teve queda de 0,40% nesta quarta-feira
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 17h22

O dólar comercial fechou a sessão de hoje com leve queda de 0,40%, cotado a R$ 5,181, com o mercado financeiro de olho em atos golpistas no Brasil e em dados sobre a inflação americana, que serão divulgados nesta quinta-feira.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou com alta de 1,53%, aos 112.517,08 pontos —a maior pontuação desde 30 de novembro.

O que influenciou a moeda americana

Resultado acima do esperado. Dados da véspera divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que a inflação ao consumidor do Brasil fechou 2022 com alta acumulada de 5,79% e superou o teto da meta pelo segundo ano seguido.

A leitura do IPCA de 2022 mais alta do que o esperado também levanta temores sobre como ficará o quadro inflacionário do Brasil neste ano, em meio à perspectiva de flexibilização fiscal sob o governo Lula (PT).

Vendas em queda. Nesta quarta, o IBGE informou que as vendas varejistas interromperam três meses de ganhos e registraram queda em novembro diante da pressão da inflação sobre os preços dos combustíveis e sem impulso da Black Friday.

Na esteira dos ataques bolsonaristas em Brasília. O ministro do STF Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, por "omissão e conivência", evidenciando a resposta firme das autoridades às ameaças à democracia.

No exterior. O foco é em relação à leitura da inflação norte-americana que será divulgada na quinta.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com informações da agência Reuters