IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai pelo terceiro dia consecutivo e é cotado a R$ 5,08

Sede da B3, em São Paulo, em dia de pregão; bolsa, ibovespa, dólar - Amanda Perobelli/Reuters
Sede da B3, em São Paulo, em dia de pregão; bolsa, ibovespa, dólar
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/01/2023 17h27

O dólar comercial fechou a sessão de hoje com queda de 1,22%, cotado a R$ 5,08, em dia de feriado em São Paulo. É a terceira queda consecutiva da moeda americana.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou com alta de 1,10%, aos 114.270,07 pontos.

Aniversário de São Paulo. O dia é de feriado na capital paulista, o que pode reduzir a liquidez, ainda que a B3 funcione normalmente. Parte dos mercados asiáticos, incluindo o chinês, segue fechado devido ao Ano Novo Lunar.

Expectativa no mercado. Agentes financeiros vêm mencionando a entrada de recursos estrangeiros no Brasil, nos últimos dias, atribuindo o movimento especialmente à expectativa que o final de ciclo de alta dos juros nos Estados Unidos esteja próximo.

Reunião para decidir juros. O FED (Federal Reserve, o banco central norte-americano) se reúne na semana que vem. A aposta majoritária no mercado é de nova redução no ritmo de aperto monetário.

E o que isso tem a ver com o dólar?

  • Com a perspectiva de juros não tão altos nos EUA --atualmente entre 4,25% e 4,50%--, o real se torna mais atrativo para investidores estrangeiros, à medida que a Selic está em 13,75% ao ano no Brasil.

Outra explicação citada por operadores. A reabertura da China, a alta de commodities e certo otimismo com a cena doméstica como fatores que podem estar contribuindo para o fluxo de recursos ao país.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com informações da agência Reuters