UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/10/2009 - 17h31

Bovespa fecha em baixa de 1,72% com dados negativos nos EUA

Da Redação

Em São Paulo
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu 1,72% nesta quinta-feira, aos 60.459,33 pontos, após ter acumulado alta de 8,9% em setembro. Com isso, a alta no ano está em 61,01%.

A cotação do dólar comercial subiu 0,79% e fechou em R$ 1,787 na venda.


"O dia é de realização de lucros depois da forte alta do terceiro trimestre", apontou o Banco Fator, em relatório, lembrando a alta de 19,5 por cento do Ibovespa no período. A expressão "realização de lucros" se refere à decisão de investidores de vender ações apo um período de valorização.

Dados negativos sobre os Estados Unidos contribuíram para que investidores vendessem ações também no Brasil.

O índice que mede o setor manufatureiro do país marcou 52,6 pontos em setembro. Um número acima de 50 indica expansão da indústria. No entanto, o dado frustrou expectativas de economistas ouvidos pela Reuters, que projetavam 54 pontos.

A queda dos preços de commodities nesta quinta-feira também incentivou venda de papéis de empresas ligadas ao setor, como Vale (VALE5), CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR4). Os papéis da Petrobras (PETR4) também caíram.

No caso da Vale, o banco BofA Merrill Lynch e a corretora Itaú reiteraram recomendação de compra para os papéis da mineradora, cujos diretores se apresentaram para profissionais do mercado na quarta-feira (30).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host