UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/11/2009 - 16h31

Dólar cai a R$ 1,702 nesta segunda e acumula perda de 27,05% no ano

Da Redação, em São Paulo

A cotação do dólar comercial encerrou esta segunda-feira em baixa de 0,99%, a R$ 1,702 na venda,  completando o quinto dia consecutivo de perdas. No ano, a moeda tem desvalorização acumulada de 27,05%.

Segundo analistas, a queda da moeda hoje deveu-se ao aumento do apetite dos investidores por ativos de risco, como ações. Parte da justificativa para este movimento é o elogio que a Moody's fez à economia da China. A agência de risco colocou a China em perspectiva positiva, justificando a decisão pelo desempenho "resiliente, robusto e relativamente estável" da economia.

Mas o ambiente internacional já tem sido favorável à queda do dólar desde a semana passada, quando o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) reiterou a intenção de manter os juros em um nível baixo por um período longo. A falta de anúncios concretos sobre o câmbio após a reunião do G20, neste fim de semana, deu mais combustível para a manutenção dessa tendência.

"Os investidores devem aproveitar qualquer subida para abrir posições compradas em real, já que a tendência de baixa do dólar permanece no mundo após o comunicado do Fed na semana passada", escreveram analistas do banco francês BNP Paribas.

A continuidade da queda do dólar, porém, aumenta a expectativa do mercado com possíveis medidas adicionais que o governo brasileiro estuda para frear a valorização do real. No mês passado, por exemplo, foi instituída a cobrança de uma alíquota de 2% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na entrada de capital estrangeiro para ações e renda fixa.
 

(Com informações da Reuters)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host