UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/11/2009 - 11h28

Bovespa, dólar e euro operam em alta nesta segunda-feira

Da Redação, em São Paulo

(Texto atualizado às 13h34)

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta nesta segunda-feira. Por volta das 13h30, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) avançava 0,56%, aos 67.458,45 pontos (siga gráfico da Bovespa com atualização constante). Veja ainda cotações das ações e fechamentos anteriores da Bolsa.

 

A cotação do dólar comercial avançava 0,35%, a R$ 1,749 na venda (veja gráfico com as últimas atualizações). A cotação do euro tinha alta de 0,45%, a R$ 2,629 na venda (gráfico). Confira também as cotações anteriores do dólar e de outras moedas em novo gráfico interativo.


Após a tensão inicial na última semana com o pedido de moratória de Dubai, os investidores começaram a diferenciar os mercados com maior exposição à moratória da Dubai World daqueles que sofreram menor ou nenhuma interferência, como o  caso do Brasil, segundo Eduardo Oliveira, da Um Investimentos. E, com isso, a Bolsa voltou a operar em alta.

Quando a moratória foi anunciada, por exemplo, a Bovespa mostrou queda porque em casos de crise, a tendência é que o dólar dispare e a Bolsa caia porque os investidores tendem a vender as ações que possuem para comrpar dólares, que consideram um ativo de maior garantia.

Passado o temor sobre Dubai ,os investidores voltaram a comprar ações, fazendo a Bolsa subir. Com mais investimentos chegando ao país, mais dólares chegam também e, com a oferta maior da moeda, a tendência é que sua cotação caia.

(Com informações de Reuters e Valor Online)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host