UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/03/2010 - 16h33

Dólar sobe a R$ 1,799 nesta sexta e acumula ganho de 2% na semana

Da Redação, em São Paulo

A cotação do dólar comercial fechou esta sexta-feira com alta de 0,62%, a R$ 1,799 na venda. Na semana, a moeda acumulou ganho de 2,04%, mas no mês, a perda ainda é de 0,44%.

 

O dia não teve divulgação de indicadores importantes. Ajudou na valorização do dólar hoje a nova onda de preocupações com o endividamento da Grécia,  depois que o primeiro-ministro grego, George Papandreou, disse nesta sexta-feira que o país está a um passo da impossibilidade de tomar empréstimos, e apelou para sindicalistas apoiarem seus esforços para escapar da crise da dívida.

Entre as principais notícias do dia, a  mineradora Vale propôs às siderúrgicas chinesas um aumento de até 100% no preço do minério de ferro que vende ao país. As fabricantes de aço da China ainda precisam fixar os preços para o minério  com a Vale e as outras duas grandes fornecedoras, Rio Tinto e BHP Billiton , depois de terem falhado em conseguir o corte de preço acentuado que queriam em 2009.

Um estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostra que a crise econômica mundial, que eclodiu em meados de 2008, acabou com cerca de 16 milhões de empregos pelo mundo. Deste total, quase 75% foram extintos em países desenvolvidos.

A edição de hoje do jornal britânico "Financial Times" afirma que o banco norte-americano Merrill Lynch alertou o governo dos Estados Unidos sobre os problemas contábeis de seu rival Lehman Brothers meses antes que ele pedisse concordata em 2008.

(Com informações da Reuters )

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host