UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 16h36

Dólar sobe mais de 1% e fecha em R$ 1,830; na semana, ganho é de 1,7%

Da Redação
em São Paulo

A cotação do dólar comercial fechou esta sexta-feira em alta de 1,1%, a R$ 1,830 na venda, o terceiro dia consecutivo de avanços. Com a alta, o dólar fecha a semana com ganho acumulado de 1,72%. No mês, a valorização é de 1,27%; no ano, de 4,99%.

 

O mercado manteve as atenções voltadas para a Grécia, que possui uma dívida bilionária para saldar. Os formuladores de política da zona do euro concordaram ontem com um pacote de ajuda que o país receberia tanto por meio de empréstimos bilaterais de parceiros da zona do euro como pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), caso enfrente severas dificuldades.

Para analistas, o acordo é limitado porque oferece financiamento somente como último recurso e apenas com aprovação unânime do bloco.

 "O pacote reduz parte dos grandes riscos relacionados à Grécia. Mas os mercados continuam apreensivos com a situação fiscal ", afirmou Daniel Katzive, diretor do departamento global de câmbio do Credit Suisse, em Nova York.

A Grécia está arcando com custos de financiamento mais que o dobro das taxas da Alemanha e têm de captar nos mercados financeiros cerca de 16 bilhões de euros entre 20 de abril e 23 de maio para rolar dívidas.

Além do problema da dívida grega, os investidores também acompanharam a revisão para baixo da expansão do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos. O governo norte-americano divulgou hoje que o país cresceu a uma taxa anual de 5,6% no quarto trimestre, ao invés da taxa de 5,9% divulgada em fevereiro.

Ainda assim, foi o maior ritmo de expansão desde o terceiro trimestre de 2003.

(Com informações de AFP e Reuters)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host