
A Bovespa começou o dia no vermelho, mas depois passou a operar quase estável na tarde desta sexta-feira (8), com o clima de cautela ainda forte nos mercados, com investidores à espera de um possível resgate aos bancos espanhóis neste fim de semana.
Por volta das 15h20, o Ibovespa (principal índice da Bovespa) tinha leve desvalorização de 0,02%, aos 54.143,53 pontos (siga no UOL Economia gráfico da Bovespa com atualização constante). Veja ainda no UOL a cotação das ações e fechamentos anteriores da Bolsa.
A cotação do dólar comercial, que começou o dia em alta, também passou a operar perto da estabilidade após o Banco Central realizar um leilão de swap tradicional. O dólar comercial tinha leve alta de 0,14%, a R$ 2,030 na venda. O euro registrava desvalorização de 0,60%, a R$ 2,54.
Os principais índices europeus fecharam em queda nesta sexta-feira, interrompendo quatro dias de rali, com investidores desapontados com a falta de estímulos monetários nos Estados Unidos e posicionados para possíveis dados fracos sobre a economia chinesa no fim de semana.
O IBEX 35, principal índice da bolsa espanhola, subiu 1,77%, na contramão da maioria dos indicadores acionários, em meio a expectativas de que a Espanha possa pedir ajuda à zona do euro no fim de semana, a fim de recapitalizar seus bancos.
As principais Bolsas da Ásia fecharam em baixa nesta sexta-feira (8), depois que o inesperado corte da taxa de juros na China, anunciado antes da divulgação de indicadores econômicos importantes no país, chamou atenção para a trajetória de desaceleração local. O banco central chinês reduziu em 0,25 ponto porcentual a taxa de depósitos e de empréstimos, para 3,25% e 6,31%, respectivamente.
A decepção com o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) também pesou sobre os negócios - ontem, no Congresso, o presidente da autoridade monetária, Ben Bernanke, não deu nenhuma indicação clara de que haverá afrouxamento em breve, nem uma ampliação de seu programa de compra de ativos.
A Bolsa de Tóquio fechou com o índice Nikkei em queda de 2,09%, aos 8.459,26 pontos, comandando as perdas da região.
Em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,94%, para 18.502,34 pontos, e em Seul o índice Kospi terminou em queda de 0,67%, aos 1.835,64 pontos. Na China, o Xangai Composto recuou 0,51%, para 2.281,45 pontos, enquanto o Shenzhen Composto fechou em queda de 0,32%, aos 971,77 pontos.
(Com informações de Reuters e Valor)
| IPCA | mar.13 | 0,47% |
|---|---|---|
| IPC-Fipe | mar.13 | -0,17% |
| IGP-M | mar.13 | 0,21% |
| INPC | mar.13 | 0,60% |
| TR | 0,000% | 21.Mai.2013 |
|---|---|---|
| CDI | 7,210% | 21.Mai.2013 |
| SELIC | 7,50% | 17.Abr.2013 |