UOL EconomiaUOL EconomiaCotações
UOL BUSCA

03/07/2008 - 18h01

BOVESPA-Desmonte de posições leva índice a 3a queda forte

(Texto atualizado com mais informações e fechamento oficial)

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO, 3 de julho (Reuters) - Pela terceira sessão consecutiva, o investidor reforçou as ordens de venda de ações, levando a Bolsa de Valores de São Paulo a recuar para o menor nível desde 20 de março.

De novo indiferente ao movimento mais tranquilo dos mercados internacionais, o Ibovespa <.BVSP> despencou 3,0 por cento, elevando as perdas acumuladas em julho para 8,8 por cento. O giro financeiro na bolsa foi de 5,0 bilhões de reais.

A lista das maiores quedas do dia, recheada de papéis de empresas de siderurgia, evidenciou a extensão da estratégia de grandes investidores estrangeiros: realizar lucros com ações de melhor desempenho no ano para fazer caixa.

"Num momento de grandes incertezas como o atual, cresce o apetite por liquidez e ações com maior volume de negócios tendem a sofrer mais", disse Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora.

Entre as líderes de perdas, as ações preferenciais da Gerdau Metalúrgica <GOAU4.SA> desabaram 6,5 por cento, a 46,00 reais. As preferenciais da Usiminas <USIM5.SA> caíram 5,15 por cento, para 68,20 reais, e as ordinárias da Companhia Siderúrgica Nacional <CSNA3.SA> perderam 5,1 por cento, a 59,98 reais.

Apesar das perdas acentuadas nos últimos dias, esses papéis ainda exibem ganhos no acumulado de 2008.

Outro setor que pesou com força no índice foi o áereo, depois que a GOL revisou para baixo suas previsões de desempenho no segundo trimestre do ano, em meio ao aumento dos custos dos combustíveis. As ações preferenciais da companhia <GOLL4.SA> mergulharam 8,5 por cento, a 14,70 reais. A empresa já perdeu dois terços do valor de mercado este ano.

Dentre os papéis com maior peso no Ibovespa, as preferenciais da Petrobras <PETR4.SA> perderam 3,25 por cento, para 42,55 reais, ignorando o movimento no mercado de petróleo, que viu o preço do barril <CLc1> superar 145 dólares pela primeira vez na história.

As preferenciais da Vale <VALE5.SA> tiveram queda de 1,6 por cento, para 42,71 reais, no dia em que a mineradora confirmou que sua oferta pública de ações deve chegar ao mercado ainda na primeira quinzena de julho.

(Edição de Daniela Machado)

Bovespa Fonte: Reuters

Gráfico Bovespa

07.out.2008 17h17

Mais bolsas

Cotações anteriores

O que é que eu faço, Sophia?Sophia responde a dúvidas dos internautas

Shopping UOL