Apresentadores do 'Esquadrão da Moda' dão dicas de roupa para empreendedor
A rotina de uma empresa coloca o empreendedor em diversas situações: reunião com clientes, participação em feiras, viagem de negócios e até um happy hour com a equipe.
Para ajudar empresários a escolherem o melhor visual para o trabalho, o UOL ouviu o consultor de moda Arlindo Grund e a modelo Isabella Fiorentino, apresentadores do programa "Esquadrão da Moda", do SBT.
“No mundo corporativo, a boa aparência transmite credibilidade e a roupa utilizada pelo empresário faz toda a diferença”, diz Grund.
Veja abaixo qual o melhor “look” para homens e mulheres em situações da rotina da empresa.
1 – Dia a dia do negócio
De acordo com o consultor do “Esquadrão da Moda”, no dia a dia da empresa, o empreendedor pode vestir um terno quase sob medida. O blazer deve acompanhar o comprimento dos ombros e dos braços, enquanto a calça deve estar ajustada às pernas.
“O ideal é que ele tenha pelo menos três opções. Se a grana estiver curta, a alternativa é comprar os ternos em meses diferentes”, afirma.
Para as mulheres, Isabella Fiorentino diz que é possível ser elegante e, ao mesmo tempo, dar um toque pessoal ao visual.
“Que tal desconstruir um terninho e usar as peças separadamente? Use a calça com uma malha com detalhes em zíper na gola ou o blazer por cima de um vestido reto até os joelhos”, indica.
Nos pés, ela recomenda um scarpin de cor contrastante a roupa, mas nada muito chamativo, como cores fluorescentes. Se preferir sapato baixo, ela diz para apostar na sapatilha de bico fino. Maquiagem e cabelos devem ser discretos, assim como os acessórios.
2 – Apresentação para investidores
Nesse caso, a gravata para os homens é fundamental. Segundo Grund, é melhor não arriscar ou ousar muito para não comprometer a possibilidade de fechar negócio. O mais indicado é ficar no terno preto, camisa branca e sapatos impecáveis.
3 – Visita a um cliente
Se o empresário quiser sair do terno preto e variar um pouco as cores, ele pode optar pelas mais clássicas, como azul e cinza. Os sapatos e o cinto devem combinar as mesmas cores. “É importante que a roupa esteja ajustada ao corpo. Não dá para pegar o terno do pai ou do irmão mais gordinho”, diz Grund.
4 – Entrevista com candidato
Na hora de entrevistar um candidato a uma vaga de emprego, o empresário deve manter o mesmo estilo de roupa que usa no dia a dia do negócio. Se ele não usa gravata diariamente é melhor não usá-la, pois passará um excesso de formalidade que a empresa não tem.
“Não adianta fantasiar algo que não é a realidade, até porque o empresário vai servir de exemplo para o novo funcionário”, declara Grund.
Para as mulheres, a apresentadora do "Esquadrão da Moda" diz que a roupa é a mesma do dia a dia de trabalho, ou seja, pode ser o clássico terninho combinado com outras peças, e maquiagem,cabelos e acessórios discretos.
5 - Viagem de negócios
Ao partir para uma viagem a trabalho, o empreendedor deve colocar na mala roupas que não amassem tanto. A dica do consultor do “Esquadrão da Moda” é levar um ferro ou pedir para um funcionário do hotel passar camisas e o paletó antes de sair.
No caso das mulheres, o principal, segundo Fiorentino, é vestir uma roupa confortável. Ela recomenda uma calça jeans reta, escura e sem lavagens, blusa de algodão transpassada, sapatilha de bico fino e acessórios leves.
6 – Feiras e eventos corporativos
No caso de feiras de negócio, o empresário pode optar por roupas menos coladas ao corpo para deixá-lo mais confortável. Já para jantares e premiações, a melhor escolha, segundo o consultor, é um smoking mais justo e uma gravata borboleta.
7 – Happy hour
Apesar de o momento ser de informalidade, o empresário não deve exagerar. Durante uma happy hour ele pode tirar a gravata e abrir mais um botão da camisa. A manga pode ser dobrada até o meio do braço.
“O que ele não pode fazer é tirar a camisa de dentro da calça porque ela estará toda amassada depois de um dia inteiro de trabalho”, afirma Grund.
A modelo diz que as mulheres podem apostar num visual mais divertido, sem perder a elegância. O diferencial aqui está nos acessórios.
“Ela pode fazer um rabo de cavalo na hora de ir para a happy hour e colocar um bracelete que não seja muito pesado. Uma bolsa do tipo box, menor e mais rígida, é uma ótima ideia porque dá uma cara de noite”, declara.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.