IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descarte incorreto de dejetos de banheiro químico é crime ambiental

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/01/2014 06h00

Segundo a coordenadora do curso de engenharia ambiental da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Ana Augusta, as empresas que alugam banheiros químicos também são responsáveis por recolher os dejetos das cabines e levá-los para estações de tratamento de esgoto.

Caso a empresa seja flagrada descartando o material em rios, córregos e outras áreas inapropriadas, ela será multada e responderá por crime ambiental.

“A destinação incorreta degrada a água e o solo e aumenta o risco de doenças como a cólera”, diz. 

Augusta afirma, ainda, que para atuar com a locação de banheiros químicos é necessário contrato com a empresa de esgoto para realizar o descarte, além de autorizações da Vigilância Sanitária e das secretarias do meio ambiente estadual e municipal.

É o caso das empresas Fla-Con, de Taboão da Serra (30 km a sudoeste de São Paulo), e Star Ambiental, de Salvador (BA), que atuam no segmento, e afirmam que realizam o descarte de dejetos em estações de tratamento.

De acordo com empresários do setor, o mercado de locação de banheiros está aquecido, e o Carnaval turbina o aluguel de banheiros químicos.