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Iron Maiden compensa venda menor de CD com cerveja e roupa, diz Dickinson

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 14h28

Vender CD não dá dinheiro, mas camiseta, cerveja e outros produtos licenciados sim. Essa foi uma das dicas do vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, 55, sobre gestão de negócios. Ele falou, nesta terça-feira (28), em uma palestra na Campus Party Brasil 2014, em São Paulo (SP).

Acostumado com fãs gritando e pulando nos shows, Dickinson falou para uma multidão atenta e silenciosa sobre como administra a banda e qual o segredo para manter o seu sucesso.

O astro afirmou que a banda já não lucra tanto com a venda de CDs. "Hoje, qualquer um pode copiar as músicas da banda ou baixá-las da internet gratuitamente."

No entanto, ele disse que sua estratégia é criar boas músicas para conquistar novos fãs e, com isso, lucrar com outros produtos, como camisetas, cerveja e outros itens licenciados. 

"Nós não criamos músicas para ganhar dinheiro, mas sim para conquistar fãs. Eles são fieis e são os verdadeiros consumidores da banda. Conquistando fãs, garantimos a continuidade de nosso trabalho.”

Ao citar a forma como administra os negócios da banda, Dickinson afirmou que, para se ter sucesso no mundo empresarial, é preciso inovar. "O empresário precisa pensar fora da caixa para oferecer novidades ao cliente."

Dickinson citou, ainda, a empresa de tecnologia Apple e o iPhone como outro exemplo de inovação no mundo dos negócios. Segundo ele, a empresa fundada por Steve Jobs mudou padrões quando pensou em um celular que faz coisas que nenhum outro fazia.

“Antes do primeiro iPhone, ninguém tinha ideia do que era um smartphone. Os celulares até então serviam para fazer ligações. Hoje se faz quase tudo com eles”, afirmou.

Além de cuidar dos negócios da banda, o roqueiro também é piloto de avião e tem participação em duas empresas no setor aéreo: a Cardiff Aviation, de manutenção e reparos em aeronaves, e a escola de formação de pilotos Real World Aviation, ambas no Reino Unido.