IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja 10 estratégias para divulgar a sua empresa em vídeos na internet

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/02/2014 06h00

Populares entre os internautas, vídeos divulgados em redes como YouTube ou UOL Mais também podem ser um canal para micro e pequenas empresas atraírem e manterem clientes, segundo o especialista em marketing digital Conrado Adolpho.

“Muitas pessoas utilizam o YouTube para fazer buscas, seja porque não têm tempo para ler ou porque querem aprender algo rápido. O vídeo impacta mais do que um texto e faz com que o nome da empresa fique gravado na memória do internauta”, diz o especialista.

Adolpho é autor do livro “I Jumper – o Novo Empreendedor da Economia Digital” e consultor de empresas. Também já foi professor de marketing digital do curso de pós-graduação da ESPM. Entre as companhias que assessorou estão Dufry, rede de varejo que atua em aeroportos, navios de cruzeiros e portos, e Memmo Hotels, em Portugal. 

A pedido do UOL, o especialista listou dez dicas para micro e pequenas empresas utilizarem o YouTube a favor dos negócios.

1. Faça filmagens em alta definição

De acordo com Adolpho, o YouTube prioriza vídeos gravados em HD (alta definição) na exibição dos resultados de uma busca feita no site.

Se filmado em HD, o vídeo terá mais chance de ser visualizado. “Não é preciso equipamentos sofisticados nem alto investimento. Já existem smartphones que filmam em HD e podem ser utilizados para fazer a filmagem com qualidade.”

2. Atente-se ao cenário e à iluminação

Adolpho diz que ambientes abertos em dias ensolarados não são recomendáveis porque o excesso de luz prejudica a imagem. Além disso, é preciso se certificar de que não há outros elementos no cenário que possam tirar a atenção do público, como pessoas passando ao fundo, televisão ligada ou mesmo a desorganização do local.

3. Tenha cuidado com o som

O áudio também merece cuidado especial, segundo o especialista. Para ele, é importante ter um microfone ou gravador próximo de quem está falando, pois quando a câmera está longe, a captação do som fica comprometida.

4. Evite fazer propagandas

Adolpho diz que fazer propagandas nos vídeos é um erro. O melhor é falar sobre os benefícios que o uso do produto ou serviço da empresa podem trazer.

“Para atingir quem quer aprender a dançar, por exemplo, o empreendedor deve criar uma série de vídeos falando sobre os benefícios da dança para o corpo, os diferentes ritmos e origens, entre outras curiosidades”, declara.

5. Prefira vídeos curtos

A duração máxima de um vídeo é de cinco minutos, segundo Adolpho. Mais do que isso, o público pode ficar entediado e perder o foco. “Se o assunto não couber nesse tempo, vale ‘quebrá-lo’ e fazer uma série de vídeos curtos”, diz

6. Use linguagem descontraída

Durante o vídeo, o locutor deve utilizar linguagem informal, como se estivesse conversando frente a frente com outra pessoa, segundo o especialista. No entanto, é preciso atenção para não usar gírias ou expressões que possam vulgarizar o conteúdo.

7. Escolha palavras-chaves para o vídeo

De acordo com Adolpho, internautas costumam fazer buscas a partir de palavras-chaves do tipo “como consertar, como aprender, como fazer”.

Coloque estas palavras no título do vídeo, na descrição do conteúdo e até no nome do arquivo que será publicado no site. Dessa forma, o vídeo será mais bem posicionado no momento em que o usuário fizer a busca.

8. Divulgue seus vídeos

A cada novo vídeo publicado na internet, mande e-mail para clientes e amigos avisando sobre o novo conteúdo, publique o link no site da empresa e nas redes sociais e peça para as pessoas compartilharem, diz Adolpho.

9. Incentive internautas a assinarem o canal

Segundo o especialista, ao final de cada vídeo, o empresário pode colocar uma frase e o link pedindo para que o internauta assine o canal da empresa no serviço de vídeos e seja avisado automaticamente a cada nova postagem.

10. Publique vídeos todas as semanas

Para não ser esquecido pelo público, Adolpho diz que o empresário deve publicar um vídeo por semana. Quanto mais conteúdo ele publicar, maior tende a ser o tráfego em sua página, segundo o especialista.