IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Técnica de bordado alagoana é reconhecida como patrimônio do Estado

Do UOL, em São Paulo

03/04/2014 19h40

O filé alagoano –técnica de bordado com pontos geométricos que tem como base uma rede de pesca presa a um tear de madeira– foi registrado como patrimônio imaterial do Estado. A decisão unânime foi concedida em reunião no Museu da Imagem e do Som, do Conselho Estadual de Cultura de Alagoas, na última semana.

Patrimônio Cultural Imaterial é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em homenagem à sua ancestralidade, para as gerações futuras.

O registro foi solicitado por oito associações de artesãs apoiadas e orientadas pelo Sebrae em Alagoas. Elas estão localizadas no entorno do complexo lagunar Mundaú-Manguaba, que abrange os municípios de Maceió e Marechal Deodoro.

A decisão foi tomada pelo governo estadual, pela Academia Alagoana de Letras, pela Universidade Federal de Alagoas, pela Rede Alagoana de Pontos de Cultura, pelo Serviço Social do Comércio, pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Associação dos Folguedos Populares de Alagoas.

Vanessa Fagá Rocha, gerente de turismo e economia criativa do Sebrae em Alagoas, declara que o reconhecimento do filé alagoano como patrimônio imaterial representa um passo importante para as artesãs que produzem o bordado. "É o registro de um patrimônio que vem sendo feito com dedicação, arte e criatividade há gerações.”

Para a consultora do Sebrae em Alagoas Marta Melo, o filé é um dos maiores ícones da cultura alagoana. “Esse reconhecimento alavanca os produtos dessas artesãs, tirando-as da obscuridade e do esquecimento”, afirma.

A presidente do Instituto Bordado Filé, Edlene Maria Xavier, reforça a importância do reconhecimento. “Estamos muito felizes, esperávamos por isso há muito tempo", diz. O grupo de artesãs também luta para conseguir o selo de exclusividade do filé alagoano, concedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Como exemplos, podem ser citados os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.