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Cake bosses faturam até R$ 40 mil com bolos pop, como Star Wars e heróis

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 06h00

A passagem do chef norte-americano Buddy Valastro pelo Brasil atraiu uma multidão em São Paulo neste mês. Os bolos personalizados feitos por ele no programa "Cake Boss" fazem sucesso na tevê e inspiram profissionais e clientes no país. 

Os chefs brasileiros fazem bolos em formato de naves espaciais do filme "Star Wars", bolsas Louis Vuitton, ou com personagens infantis comestíveis a preços que variam de R$ 80 a R$ 200 o quilo. Com a venda dos chamados bolos artísticos, os "cake bosses" tupiniquins chegam a faturar R$ 40 mil por mês. 

Dona do ateliê The Best Party,  Inês Ferreira Brito, 51, largou a carreira de contadora para abrir o negócio próprio em 2007. Fez cursos de especialização no Brasil e no exterior, comprou equipamentos e encontrou um ponto comercial em São Paulo. O investimento inicial foi de R$ 30 mil, estima. 

Atualmente, ela fatura entre R$ 35 mil e R$ 40 mil por mês. Para isso, faz cerca de 70 bolos com ajuda de duas funcionárias. Os preços do bolo vão de R$ 100 a R$ 150 por quilo, mas podem aumentar dependendo da dificuldade.

“Quando pego um pedido, peço fotos do objeto ou da pessoa que o cliente quer replicar e todo o tipo de detalhe que ele gostaria de ver no bolo”, diz Brito. O trabalho mais difícil que fez foi um bolo de chocolate de 7 kg no formato de caixa de joias, conta. Foram 20 horas para completar a encomenda, vendida por R$ 2.050.

Bolo para filha motivou criação do negócio

No Rio de Janeiro, a empresária Ana Oliveira, 38, atua no mercado desde 2008, quando não encontrou quem fizesse um bolo artístico para o batizado da filha. “Sem experiência nenhuma, fiz um bolo de dois andares com um anjo no topo e detalhes dourados. O resultado agradou e resolvi investir”, conta.

Seis anos mais tarde, ela tem em seu portfólio bolos de princesa, super-heróis e até em formato de barril de vinho. Segundo ela, 70% de seus pedidos são para festas infantis, mas as encomendas de empresas estão aumentando. 

Ela faz de 40 e 60 unidades em sua casa todo mês -- um bolo de 25 cm de diâmetro, com 30 fatias, custa R$ 165. O negócio, que começou com um investimento de R$ 5.000, fatura entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por mês.

Baixo investimento atrai novos empresários e aumenta concorrência

Por exigir baixo investimento inicial, o mercado de bolos artísticos atrai quem quer abrir um negócio. "O empreendedor pode começar o negócio em casa, o que favorece o aumento da concorrência", aponta o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Marcelo Sinelli.

Alguns começam cozinhando aos finais de semana, como Wagner Ortelan, 43, que fundou a Bolos Incríveis em 2012.

“O negócio ainda não se mantém sozinho e, por isso, mantenho meu emprego fixo. Pretendo ter um espaço próprio para fazer os bolos no próximo ano, mas ainda preciso de mais clientes para chegar lá”, diz.

Entre os trabalhos que já fez estão uma réplica de três quilos da nave Millennium Falcon, do filme “Star Wars” (R$ 390), e um bolo em formato de navio cruzeiro de quatro quilos (R$ 400).

Profissionalização e qualidade do produto são diferenciais

Para o consultor do Sebrae-SP, o segredo para ter sucesso no ramo é apostar na profissionalização e em produtos de qualidade. Manoel Seabra Mattos, professor de gastronomia do Senac, compartilha da orientação.

"Os profissionais da área têm muita técnica e não perdem em nada para os estrangeiros, a diferença está na estrutura do negócio. Por aqui, a maioria dos profissionais faz os bolos em casa nas horas vagas e dificilmente dariam conta de pedidos extremamente complexos", afirma.

Onde encontrar:

Ana Oliveira Cake Design: (21) 2464-7952. Site: www.cakeanaoliveira.com.br

Bolos Incríveis: (11) 5041-2894. Site: www.bolosincriveis.com.br

The Best Party: (11) 3031-6462. Site: www.thebestparty.com.br