IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ABF lança guia com dicas e cuidados para quem quer abrir microfranquia

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 19h26

Questões básicas, dicas e cuidados para abrir e gerenciar uma microfranquia estão em um guia lançado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). A publicação tem 48 páginas e foi elaborada com auxílio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às MIcro e Pequenas Empresas).

O conteúdo do guia pode ser baixado grátis por meio do link http://zip.net/bdphss.

Na cartilha, constam informações sobre avaliação financeira de uma microfranquia, responsabilidades do franqueador e do franqueado, vantagens de investir em uma franquia, dicas e cuidados para a assinatura do contrato, entre outras.

A publicação também detalha o passo a passo para escolher uma microfranquia. Segundo a publicação, a primeira etapa é pensar em um negócio com o qual o empreendedor tenha afinidade e no qual ele gostaria de atuar pelo resto da vida.

Em seguida, o empreendedor deve listar microfranquias de interesse e buscar o máximo de informações sobre elas, como valores de investimento, taxa de royalties e de propaganda, perfil do franqueado desejado e regiões onde a empresa queira se instalar.

Com essas informações, o empreendedor pode eliminar algumas e intensificar a pesquisa naquelas que permaneceram na lista. É importante, nesse momento, entrar em contato com a franqueadora e com franqueados da rede para entender como é o dia a dia do negócio.

Ao comparar as microfranquias, o empreendedor pode optar por aquela que melhor atende às suas necessidades.