IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Site que ajuda a criar empresa chega ao Brasil neste ano

Fernanda Nogueira

Do Porvir

12/08/2014 10h23

É possível fazer um plano de negócios sem ter de montar uma planilha no Excel ou fazer uma apresentação no PowerPoint? Os criadores da plataforma online DreamShaper, que entra em funcionamento no país até o final do ano, garantem que sim. Como o nome já revela, a proposta do site é ajudar o usuário a realizar o sonho de criar uma empresa.

O site promete oferecer capacitação para que qualquer pessoa, independentemente da idade, do grau acadêmico ou da experiência, possa atingir esse objetivo.

A plataforma usa metodologia de ensino que se adapta às necessidades do usuário e inclui vídeos e exercícios interativos. A criação do software teve a participação de especialistas de grandes universidades, como Stanford, Harvard e Georgetown. 

Tudo é pensado para desenvolver no usuário em geral, e principalmente nos estudantes, habilidades importantes para o empreendedor. “A capacidade de detectar problemas e desenhar soluções, de criar projetos e os testar e implementar, e sobretudo a capacidade de sonhar, são competências essenciais ao sucesso de qualquer jovem brasileiro”, diz João Borges, um dos sócios da DreamShaper. 

O método começou a ser desenvolvido em 2009 em Portugal pela ONG de apoio ao empreendedorismo Acredita Portugal. Desde o início, a ideia era levar a todos uma ferramenta pedagógica que desse acesso a conteúdos e práticas para a criação de um negócio de forma simples, aplicada ao projeto de cada um e sem exigir qualquer conhecimento prévio, nem mesmo em português e matemática.

Para isso, foi criado um concurso em que as pessoas podem inscrever seus projetos. Desde então, mais de 50 mil pessoas já foram formadas gratuitamente no país com o uso do DreamShaper. Neste período, a plataforma foi sendo testada e melhorada.

No Brasil, uma versão online e padrão será lançada até o final do ano. Para usar, será preciso fazer o cadastro no site e pagar uma taxa. A empresa também já está em fase de testes de versões voltadas para o ensino de empreendedorismo em escolas de ensino médio e técnico e em universidades. Um concurso nacional, como o de Portugal, também faz parte dos planos da empresa no Brasil.

Desenvolver, testar e se preparar

Na plataforma, três passos principais compõem os desafios a serem atingidos pelos empreendedores. São eles: desenvolver, testar e se preparar para implementar a ideia.

No primeiro, o usuário diz qual é sua ideia e o software oferece ferramentas e exercícios que explicam como montar um modelo de empresa. Colegas podem ser adicionados ao projeto e, com isso, convidados a participar do trabalho. Vídeos educativos tiram dúvidas sobre assuntos específicos, como proposta de valor, equipe, clientes, concorrentes e outros.

Nos vídeos, que têm duração de um a três minutos, uma pessoa explica o assunto e há também a apresentação de informações gráficas. As tarefas são apresentadas em forma de perguntas e respostas, baseadas em exemplos de outras empresas. O usuário avança a medida que consegue responder as questões feitas nos módulos anteriores, todos divididos por temas.

Módulos que envolvem matemática e contabilidade, como despesas ou custos, têm um ambiente simples em que a pessoa coloca informações, sobre quanto vai pagar a um colaborador, por exemplo, e o software mostra os gastos totais. Isso é feito sem a necessidade de fazer qualquer tabela no Excel.

Depois, o usuário testa o projeto, para ter certeza de que está pronto para ser lançado. Nesta fase, são propostas ações, como entrevistas de empatia, pesquisas de mercado ou a criação de um protótipo. Esse passo, segundo o site, ajuda a poupar dinheiro, reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso.

O terceiro e último é o do lançamento. No final, o software gera automaticamente um plano de negócios, pronto para ser apresentado em sala de aula, no caso dos estudantes, ou a um banco ou a um possível investidor. “Queremos dar a todos os brasileiros as ferramentas e formação necessárias para que tenham a possibilidade de seguir seus sonhos ou projetos, e os transformar em realidade”, diz Borges