IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Escola de MG vence prêmio de R$ 2.500 com projeto para reutilizar água

Unidade do Cebrac de Divinópolis (MG) vence feira de empreendedorismo realizada pela rede de franquias - Divulgação
Unidade do Cebrac de Divinópolis (MG) vence feira de empreendedorismo realizada pela rede de franquias Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 11h26

Uma escola de Divinópolis (MG) foi a vencedora da Feira Nacional de Empreendedorismo do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos). O projeto ganhador recebeu R$ 2.500 por ter idealizado um sistema de reaproveitamento da água para regar plantas.

De acordo com representante da escola vencedora, Maycom Ferreira, 26, o projoeto vencedor, batizado de Bio Soluções, reutiliza a água dispensada da máquina de lavar ou da banheira para regar a mini-hortas em apartamentos e pequenos espaços físicos.

"Com um sistema de filtro muito simples, elaboramos uma mini estação de tratamento da água para sua reutilização na irrigação de plantas”, diz. Segundo ele, a ideia do projeto veio do problema no abastecimento de água na região Sudeste.

No segundo lugar da competição ficou a unidade de São João de Meriti (RJ), também com um projeto de venda de mini-hortas para pequenos espaços. Em terceiro lugar ficou a escola de Apucarana (PR), com um agência de turismo focada na terceira idade.

Apenas o primeiro colcado recebeu prêmio em dinheiro. Os demais receberam troféus, medalhas e certificados.

Ao todo, foram inscritos 500 projetos na disputa, 50% a mais do que no ano anterior, de acordo com o Cebrac. Para a etapa final, foram classificadas 51 ideias.

"A ação permite um contato de nossos alunos com o mundo do empreendedorismo. Por meio de estímulo e técnicas, eles aguçam sua criatividade e são orientados a colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula", afirma Wilson Giustino, fundador do Cebrac, rede que possui mais de 150 unidades no Brasil.

O objetivo da competição é desenvolver empresas fictícias, mas que são projetadas como se fossem reais. Os estados com mais projetos participantes são Minas Gerais, São Paulo e Paraná.