IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pedidos de CNPJ serão aceitos só pela internet a partir de novembro

Da Agência Brasil

21/10/2014 16h33

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (21) que, a partir de novembro, os pedidos do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) serão aceitos somente online.

Os contribuintes brasileiros também deixarão de utilizar o Aplicativo de Coleta Offline do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ 4.0). Esse aplicativo é  utilizado para preenchimento de solicitações (inscrição, alteração e baixa) relativas aos dados cadastrais de pessoas jurídicas e equiparadas ao CNPJ.

A partir de 3 de fevereiro de 2015, os contribuintes deverão utilizar exclusivamente o Aplicativo de Coleta Online do CNPJ (Coleta Web) para preenchimento de solicitações cadastrais de inscrição, alteração ou baixa. Ou seja, não haverá mais necessidade de se fazer o download ou instalar nenhum programa para as solicitações.

Para os interessados, a Receita Federal oferece curso de ensino a distância sobre o CNPJ. Com cinco cinco módulos, o curso aborda, entre outros temas, legislação aplicada, cadastro sincronizado, atos cadastrais e microempreendedor individual.

O material é gratuito é pode ser baixado no link http://zip.net/bblvgB.