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Feira pet tem creme de caviar para alisar pelo e comida congelada

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 06h00

Cada vez mais mimados por seus donos, os animais de estimação viraram sinônimo de oportunidades de negócios. Para atender a esse público bem específico surgem linhas de produtos e serviços diversificados e até luxuosos.

Creme com extrato de caviar para alisamento dos pelos, comida natural congelada e até cerveja sem álcool para os bichinhos foram algumas das novidades apresentadas na Pet South America, uma feira voltada a empreendedores do setor realizada nesta semana em São Paulo.

No mercado desde junho de 2012, a La Pet Cuisine produz refeições naturais congeladas para cães e gatos. A empresa oferece pratos prontos feitos com carne de frango, cordeiro, brócolis, batata doce, abobrinha, linhaça, quinoa e lentilha. Os preços variam de R$ 14,90 a R$ 24,90, dependendo do pedido.

Os pratos levam dois dias para ser entregues na casa do cliente, segundo a sócia Juliana Bechara Belo, 43. Atualmente, a empresa só atende a Região Metropolitana de São Paulo. “Nosso objetivo na feira é encontrar empresas interessadas em revender nossos produtos no interior e em outros Estados”, afirma.

A empresária diz que o investimento inicial do negócio foi de R$ 300 mil, valor recuperado em um ano e meio de atividade. Por mês, a empresa entrega cerca de cem pedidos avulsos. “A maioria dos nossos clientes são consumidores de alimento saudável e querem o mesmo para seus animais.”

Segundo Bechara, a maior parte da receita vem da entrega de dietas personalizadas encomendadas por veterinários e donos de animais. São cerca de 150 pedidos mensais, que variam de R$ 140 a R$ 800. O faturamento não foi divulgado.

Creme com extrato de caviar alisa o pelo e elimina o frizz

Na área de beleza, a Perigot, de São Paulo, desenvolveu um creme para alisamento com extrato de caviar. O ingrediente de luxo é importado e ajuda a deixar o pelo do animal macio e reduz o frizz, de acordo com o sócio da empresa Luciano Ilário, 35.

O frasco de 500 ml é vendido por R$ 87. Segundo o empresário, o creme deve ser aplicado após o banho com o pelo ainda úmido. “Um pet shop pode cobrar de R$ 25 a R$ 50 para aplicar o produto, dependendo do porte do animal”, diz.

Por conta da feira, a empresa espera negociar a venda de 10 mil frascos do creme para distribuidores e lojistas. O empresário não revelou o investimento inicial e o faturamento do negócio.

Setor pet faturou R$ 18,7 bilhões

O mercado de produtos e serviços para animais de estimação está em alta no país. De acordo com dados do IPB (Instituto Pet Brasil), o setor faturou R$ 18,7 bilhões em 2013. Para este ano, a expectativa é atingir os R$ 20,2 bilhões. O instituto estima, ainda, que existam 106,2 milhões de animais no Brasil, sendo 37,1 milhões de cães e 21,6 milhões de gatos.

Para a organizadora da Pet South America, Laura Smitovsky, o ramo de serviços é tendência para novos negócios. “As creches para animais, os terapeutas comportamentais e passeadores de cães são alguns exemplos de serviços inovadores surgidos nos últimos anos. Sempre haverá espaço para quem tiver uma boa ideia e planejamento para executá-la.”

Concorrência é acirrada e exige profissionalismo, diz consultor

Se, por um lado, os números do setor são um incentivo para novos negócio, por outro, eles demonstram que a concorrência no mercado é acirrada, segundo o consultor do Sebrae-SP ( Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Ricardo Calil.

“O mercado pet se profissionalizou e não há mais espaço para os pet shops montados na garagem de casa”, declara. O consultor afirma, ainda, que criar produtos ou serviços para animais domésticos é mais difícil porque não é possível fazer pesquisas de opinião ou satisfação.

“Para minimizar o risco do produto no mercado, a fase de testes demora mais. Porém, no geral, o mercado pet segue as mesmas tendências das pessoas, e o empreendedor deve estar atento a elas.”

Serviço:

13ª Pet South America

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)
Data: 28 a 30 de outubro, das 13h às 21h