IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pessimistas têm menos chance de vencer como empreendedores; faça o teste

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 06h00

Ser pessimista ou ter baixa autoconfiança vai contra os planos de abrir uma empresa. Essa conclusão é do estudo Cultura Empreendedora no Brasil feito pela Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, que consultou 44 empresários e especialistas para definir os seis principais perfis empreendedores e criar um teste para que internautas possam conhecer seu estilo empresarial. 

A consulta apontou cinco características essenciais para empreender: otimismo, autoconfiança, coragem, desejo de protagonismo e persistência. A falta de qualquer uma dessas qualidades (ou mais de uma) torna a pessoa não empreendedora, segundo João Melhado, pesquisador da Endeavor e um dos coordenadores do estudo.

“Essas características estão interligadas e funcionam como uma engrenagem. Se uma delas não está desenvolvida, a possibilidade de desistência de um negócio é maior”, afirma. No entanto, Melhado diz que essas virtudes podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. "Sem a engrenagem funcionando desde o começo, o caminho será mais difícil, mas não impossível.”

Teste estabelece seis perfis empreendedores

A partir dos traços de comportamento identificados, o estudo estabeleceu seis perfis de empreendedores: nato, meu jeito, situacionista, herdeiro, idealista e busca do milhão. Um teste online foi criado para os empreendedores conhecerem em qual deles se encaixam.

As questões estão disponíveis no site da Endeavor (http://zip.net/bxqjNH). Antes de responder às perguntas, é preciso fornecer alguns dados pessoais, como nome, e-mail, idade, cidade, Estado e se possui empresa aberta.

Empreendedor nato é otimista e autoconfiante; situacionista é acomodado

Dentre os perfis estabelecidos pela pesquisa, o empreendedor nato é o mais otimista, autoconfiante e corajoso. Ele é o oposto do situacionista, que é mais acomodado e não tem o desejo ou sonho de empreender. “Enquanto o empreendedor nato vê oportunidades onde os outros não veem, o situacionista é aquele que espera a oportunidade ‘cair no colo’ dele”, diz Melhado.

Entre os jovens de 25 a 34 anos, o perfil mais comum é o da busca do milhão, de acordo com o estudo. São empreendedores que abrem o negócio próprio com o objetivo de ficarem ricos. Ao contrário deles, o perfil idealista coloca o lucro em segundo plano e tem como maior preocupação o bem-estar social, afirma Melhado.

O perfil meu jeito, segundo a pesquisa, é formado por empreendedores que não gostam de seguir regras e desenvolvem um jeito próprio de tocar o negócio. Já os herdeiros são aqueles que estão no quadro de sucessão da empresa da família e se preparam previamente para assumir o comando.

“O empreendedor meu jeito tende a ser mais flexível, enquanto o herdeiro aplica na empresa a ‘fórmula’ aprendida com a família ou numa escola de negócios”, declara o pesquisador da Endeavor.