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Franquia conta com 'portunhol' para vender viagem popular ao exterior

Daniel Neri/ Arte UOL
Imagem: Daniel Neri/ Arte UOL

Leandro Haberli

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 06h00

A viagem é curta, não atravessa o Atlântico ou o continente, não requer falar inglês, pode ser parcelada em 12 vezes e é internacional. Esse formato de pacote é o chamariz da franquia Encontre sua Viagem para levar brasileiros da nova classe média à sua primeira experiência turística no exterior. Com ele, espera, além de vender mais passagens, atrair franqueados que queiram investir em quiosques.

“A máxima de que viajar para o exterior é artigo de luxo já se tornou ultrapassada”, declara Henrique Mol, sócio-fundador da Encontre sua Viagem. Integrante do grupo American Tour, de Belo Horizonte (MG), a empresa aposta nas tarifas populares para divulgar destinos sul-americanos (principalmente Argentina, Uruguai, Peru e Chile).

A média de preços dos pacotes varia de R$ 1.700 mil a R$ 2.000. Divididos em até 12 vezes, têm duração de 5 a 6 dias. “Muitas vezes as passagens para países da região são mais baratas do que as nacionais. Além disso, durante essas viagens, a comunicação é facilitada pelo 'portunhol'”, diz o empresário. 

Franquia quer vender viagens em quiosques

Ainda de acordo com Mol, a rede já conta com 450 franqueados, todos no modelo home-office. O plano da empresa é permitir que eles migrem para a modalidade física, abrindo lojas ou quiosques em locais como aeroportos, rodoviárias, shoppings e supermercados. Já há 20 quiosques prestes a estrear pelo país. 

Com 5,5 metros quadrados, os quiosques exigem investimento de R$ 65 mil (custo de instalação + taxa de franquia + capital de giro). Segundo o fundador da franquia, o retorno do valor investido demora entre 16 e 24 meses. A empresa quer chegar ao final de 2015 com 800 franqueados. No modelo home-office, o investimento é de R$ 3.000.

Agências de turismo competem com lojas online

As pequenas agências de turismo concorrem com gigantes: as lojas online. De acordo com Lyana Bittencourt, sócia do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria para redes de franquia, para que as lojas físicas de franquias de agências de turismo deem certo, é importante se associar a grandes operadoras, que ofereçam produtos diferenciados e uma boa estratégia de marketing.

“Com tantas operadoras atuando no online, o modelo de franquia pode ser uma forma de atingir esse objetivo”, declara Lyana, lembrando que o franchising em turismo começou no Brasil há cerca de cinco anos, inicialmente com agências de intercâmbio.

O diferencial deve ser o atendimento personalizado aos clientes, que muitas vezes estão fazendo sua primeira viagem internacional. Portanto, precisam tirar dúvidas comuns, como o que levar na bagagem e a hora de chegar ao aeroporto, ressalta a especialista.