IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa de festas começou decorando mesas com lixo reciclado

Arte UOL/Stefan
Imagem: Arte UOL/Stefan

Da Agência Sebrae

26/12/2014 06h00

Do lixo saíram os materiais usados pelo casal Ana Paula Filetti, 28, e Dones Miguel de Morais, 34, para confeccionar as primeiras decorações de festa infantil. Pedaço de madeira, compressor de tinta e outros itens descartados serviram para dar o pontapé inicial ao negócio que, em seis anos, migrou de serviço de decoração para a organização da festa completa. 

Hoje, a Filetti Decorações, de Goiânia (GO), está estabelecida na região como empresa que fornece tanto a decoração das festas como serviços terceirizados de bufê, cerimonial, fotógrafo, animação e lembrancinhas, dentre outros. A preferência é fechar pacotes completos.

Filetti começou a atividade após se interessar em trabalhar com balões. Em 2008, fez curso básico, e aceitou um primeiro trabalho: montar uma mesa decorada para uma festa infantil.

A ideia era se especializar nos balões, mas quando Morais, seu marido, viu peças de madeira no lixo que eram ideais para montar uma maquete de um castelo, o casal resolveu ampliar o serviço e fazer a decoração completa.

Ana Paula diz que, na época, como não tinha recursos para comprar o equipamento adequado, teve que encher os balões com compressor de tinta. A mesa foi montada com cavaletes de ferro e um tampão de madeira. “Mesmo com improvisos, saiu tudo como planejado. E o melhor, com a cliente satisfeita”, conta a empresária.

Enquanto o marido trabalhava como mestre de obras, a empresária atendia a clientela dentro de casa, mas logo o casal alugou espaço para montar uma loja. Para sua surpresa, foram fechados 36 contratos na primeira semana.

Depois de seis meses, o marido deixou o serviço de mestre de obras para ajudar no novo negócio. Além de atender os clientes e decorar as festas, Miguel descobriu um novo talento: fabricar peças de escultura em 3D, no isopor.

Ajuda na organização geral da festa

Ana Paula diz que a empresa tenta ajuda os clientes na organização geral da festa. “Tem cliente que não sabe por onde começar a fazer a festa."

Com o tempo, os clientes pediram que a empresa também cuidasse de toda a estrutura, desde bufê, fotógrafo e outros serviços. Hoje, a preferência é vender o serviço completo. “Assim, podemos oferecer todo o serviço com qualidade e garantir, do início ao fim, a alegria da criançada e de quem contratou os serviços da empresa.” 

Ana Paula Filleti, dona da Filetti Decorações - Silvio Simões/Divulgação - Silvio Simões/Divulgação
Ana Paula Filleti, dona da Filetti Decorações; negócio começou com material do lixo
Imagem: Silvio Simões/Divulgação