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Pizzaiolos correm na São Silvestre e ajudam patrão a impressionar clientes

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

30/12/2014 06h00

Quando largarem na tradicional corrida de São Silvestre, nesta quarta-feira (31), em São Paulo, dois pizzaiolos, um garçom e um operador de caixa vão levar no peito por 15 quilômetros a marca do patrão. A pizzaria Família Presto, de São Paulo, banca a participação dos funcionários na prova como forma de incentivá-los e de ser admirada pelos clientes.

Patrocinar ou apoiar atletas e eventos esportivos pode ser uma estratégia de marketing interessante para micro e pequenas empresas a um custo acessível. Ao todo, a pizzaria investiu R$ 840, entre inscrições e uniformes, segundo o dono André Cotta, 34. “É uma forma de agradecimento pelo trabalho deles ao longo do ano”, afirma. Esta é a segunda participação do time na São Silvestre.

O resultado não vem em aumento nas vendas ou no número de clientes, mas no estreitamento da relação com o público, que passa a admirar a empresa, segundo Cotta. “Os clientes comentam que veem o pessoal treinando no parque e os elogiam. Ganhamos credibilidade, o que ajuda a fidelizar a clientela.”

Segundo o empresário, os funcionários treinam no Parque da Aclimação, em São Paulo, no intervalo entre o almoço e o jantar. “Eles aproveitam o tempo em que fechamos a loja para correr durante duas horas”, declara. E neste momento são vistos pela vizinhança, que é seu público.

A iniciativa de treinar partiu dos corredores. O pizzaiolo Marisio do Nascimento, 42, é um dos funcionários que correrão os 15 km da São Silvestre. Para ele, é “bacana” a ajuda do patrão. “No fim do ano, sempre temos muitos gastos e a ajuda da empresa é muito bem-vinda”, afirma.

Lutador de boxe é patrocinado por cinco pequenos negócios

As empresas Mundial Redes (fabricante de redes esportivas) e Empório Nutrition (loja de suplementos alimentares) são dois dos cinco pequenos negócios que patrocinam o lutador de boxe Fernando Menoncello, 33, mais conhecido como Bolacha. O atleta fez sua primeira luta como profissional em novembro e venceu por nocaute.

A Mundial Redes ajuda o lutador com R$ 150 por mês. Já a Empório Nutrition concede suplementos alimentares e faz o acompanhamento nutricional do atleta. “Na hora de comprar o produto do fornecedor, negocio o envio de mais uma unidade grátis para que eu possa doar para o Bolacha. Assim, consigo ajudá-lo sem prejudicar meu caixa”, diz Marcelo Noronha, sócio da loja de suplementos.

Em troca, Bolacha estampa o logotipo de seus parceiros em camisetas e, frequentemente, menciona-os ou compartilha seus conteúdos nas redes sociais. “São pequenos apoios que, juntos, fazem a diferença. Sem eles, não conseguiria treinar e viver apenas do boxe”, afirma o lutador, que também dá aulas de boxe em duas academias na zona oeste da capital paulista.

O esporte foi o responsável por tirar Bolacha das ruas. Ainda na adolescência, o atleta se envolveu com drogas e se distanciou da família e dos amigos. Sem lar, conheceu a academia de boxe do ex-pugilista Nilson Garrido, que fica sob o viaduto Alcântara Machado, na zona Leste de São Paulo, onde começou a treinar.

Resultados de ações são difíceis de medir

Segundo Clarisse Setyon, coordenadora do núcleo de estudos e negócios do esporte da ESPM, é difícil para a empresa mensurar o aumento nas vendas por conta de um patrocínio esportivo. No entanto, é possível fazer uma pesquisa de opinião para saber como os clientes tomaram conhecimento da empresa. “Dessa forma, pode-se avaliar se o retorno está ou não sendo positivo.”

A escolha de quem patrocinar ou apoiar exige cuidados. “O empresário só deve apoiar uma modalidade esportiva que tenha os mesmos valores que a empresa. Um estúdio de Yoga, por exemplo, não tem nada em comum com lutas”, diz.

Segundo a especialista, também é preciso que a empresa realize uma pesquisa sobre o atleta e quais outros patrocinadores ele possui (o mesmo vale para eventos esportivos). “Se o atleta tiver mau comportamento ou o se evento tiver patrocinadores com valores opostos aos da empresa, é melhor não apoiá-los”, afirma.

Onde encontrar:

Empório Nutrition: Rua Clélia, 1.865, Vila Romana, São Paulo (SP). Fone: (11) 2372-9971. Site: www.emporiumnutrition.com.br

Família Presto: Rua Esmeralda, 39, Aclimação, São Paulo (SP). Fone: (11) 3207-1749. Site: familiapresto.com.br

Mundial Redes: (11) 3675-5160. Site: www.mundialredes.com.br