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Campus Party amplia espaço para empresas novatas; veja como marcar presença

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 06h00

Com uma programação maior voltada às start-ups (empresas novatas), a Campus Party 2015 se tornou um misto de tecnologia e negócios. O evento, que será realizado entre os dias 3 e 8 de fevereiro na capital paulista, terá dois palcos com programação exclusivamente voltada ao empreendedorismo, segundo a organização.

O evento contará com palestrantes de peso, como o empreendedor Flávio Augusto, fundador da escola de idiomas Wise Up e do blog Geração de Valor, e o ator norte-americano Paul Zaloom, que interpretou o cientista do programa "O Mundo de Beakman", popular na década de 1990.

Nos palcos voltados às start-ups, haverá palestras abordando as dificuldades iniciais de um negócio, as principais causas para a mortalidade dessas empresas, a importância de validar a ideia antes de entrar para o mercado, dicas para melhorar o "pitch" (apresentação da empresa) e como atrair investimentos.

Além disso, haverá uma área de exposição com 200 start-ups em estágio inicial ou avançado e uma maratona de negócios com 150 empresas participantes, na qual elas receberão mentoria, poderão formular o plano de negócios e até desenvolver protótipos de seus produtos. As inscrições para a maratona de negócios e para a área de exposição já foram encerradas.

Durante todo o evento, os empreendedores terão contato com investidores-anjos e aceleradoras de negócios, o que pode servir de pontapé inicial para que eles recebam aporte financeiro ou sejam aprovados em processo de aceleração de negócios, segundo Thiago Capelo, um dos coordenadores da Campus Party.

Veja a seguir cinco dicas para aproveitar a Campus Party para fazer negócios.

1. TENHA FOCO AO FAZER SEU CRONOGRAMA  
Selecione palestras de interesse - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Com base na programação, o empreendedor pode montar um cronograma próprio com as palestras a que pretende assistir. Renato Fonseca, consultor Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), recomenda ter foco e escolher temas específicos para a necessidade do negócio e evitar temas mais genéricos.

“Discussões sobre problemas enfrentados pela empresa podem ser mais proveitosas e render mais contatos do que painéis mais abrangentes”, diz.

2. TENHA CARTÕES DE VISITA EM MÃOS
Tenha cartões de visita em mãos - Danilo Verpa/Folhapress - Danilo Verpa/Folhapress
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Embora possam parecer antiquados para um evento de tecnologia, os cartões de visita ainda são eficientes para ganhar a atenção de um investidor e ser lembrado posteriormente. Por isso, é importante ter em mãos cartões de visita e material de divulgação da empresa, segundo Fonseca.

Além disso, ao trocar cartões de visita, é recomendável anotar lembretes no verso para que depois fique mais fácil lembrar de quem era o cartão e de que forma essa pessoa pode ajudá-lo. 

3. ENTRE EM CONTATO EM ATÉ 24 HORAS
Entre em contato em até 24 horas - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Depois de conversar com um investidor ou possível parceiro comercial, Hugo Bernardo, gerente de marketing da Eventbrite Brasil, empresa que auxilia na organização de eventos, recomenda que o empreendedor entre em contato com a pessoa dentro de 24 horas para enviar uma descrição resumida do negócio. "Isso o fará sobressair, ficar na memória dessa pessoa", afirma.

4. VENDA SUA IDEIA EM POUCOS MINUTOS
Venda sua ideia em poucos minutos - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Investidores e representantes de aceleradoras de negócios serão as pessoas mais disputadas na Campus Party. Por isso, o empreendedor precisa estar preparado para vender sua ideia em poucos minutos.

Segundo Bernardo, o empreendedor pode começar a conversa perguntando se a pessoa já enfrentou o problema que a empresa se propõe a resolver. “Se sim, já terá ganhado a atenção dela”, diz. “Depois, continue jogando perguntas no ar para que a pessoa demonstre interesse e lhe dê mais tempo para falar do negócio.”

5. ESTEJA DISPOSTO A OUVIR CRÍTICAS
Esteja disposto a ouvir críticas - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

De acordo com Thiago Capelo, a melhor forma de o empreendedor aproveitar o evento é ‘abrir a cabeça’ durante a conversa com investidores e outros empresários. "O participante ouvirá coisas que ele não tinha pensado, sob a ótica de quem tem experiência no mercado. É preciso estar disposto a ouvir e a agir”, afirma. “E, se ele perceber que alguém que está ajudando outra empresa também pode ajudá-lo, vai na ‘cara de pau’ e se apresenta.”

Serviço:

Campus Party Brasil 2015

Data: de 3 a 8 de fevereiro

Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP)

Horário: a Open Campus (área grátis e aberta ao público) funcionará de 4 a 7 de fevereiro, das 10h às 21h

Site: www.campus-party.com.br