IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Micro e pequenas empresas têm até hoje para aderir ao Simples

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 06h00

As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até esta sexta-feira (30) para fazer o pedido. Criado em 2006, o programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto. Se aceita, a entrada no regime retroagirá ao dia 1 de janeiro, para fins de tributação.

O Simples Nacional ou Supersimples é destinado ao micro e pequeno empresário que fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Para 2015, uma mudança nas regras estendeu o benefício para 142 categorias, como engenheiros, médicos, advogados, dentistas, jornalistas, corretores, arquitetos, veterinários, psicólogos, entre outros.

Opção pelo regime pode não ser vantajosa

No entanto, para muitas dessas novas categorias, nem sempre a opção é vantajosa. Especialistas ouvidos pelo UOL recomendam cautela antes de fazer a opção. Isso porque algumas dessas atividades foram classificadas no anexo 6 da tabela de alíquotas, que prevê recolhimento entre 16,93% e 22,45%.

Segundo os especialistas, nesses casos, o Simples costuma se mostrar vantajoso para empresas de baixo faturamento e para as que destinam uma fatia alta das receitas à folha de pagamento. A tendência é deixar de ser vantagem quanto maior o faturamento e menor a folha de pagamento em relação ao faturado.

Outras atividades foram diretamente beneficiadas pela medida como advogados (incluídos no anexo 4, com taxas entre 4,5% e 16,85%), bem como fisioterapeutas e corretores (incluídos no Anexo 3, com alíquotas de 6% a 17,42%), por exemplo.

A adesão deve ser feita no portal do Simples Nacional. Durante o período da opção, é possível fazer a regularização de eventuais pendências que impeçam o ingresso no Simples Nacional. Também é permitido o cancelamento da solicitação.

(Com Agência Brasil)