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Aposentada usa Instagram e WhatsApp para vender bolos e cupcakes decorados

Do UOL, em São Paulo

16/02/2015 06h00

Instagram, WhatsApp, Hangouts, Facebook e página na web. As redes sociais são os principais canais que a aposentada Gilda Sutil Ribeiro, 57, usa para receber pedidos de encomenda de sua confeitaria em Anchieta (ES), a Cook Delicious.

Pela internet e pelo celular, divulga e comercializa seus bolos decorados, bolos de corte, bombons, docinhos, cupcakes e kit festa. "Cheguei a receber até uma encomenda de Brasília. A maioria dos pedidos é feita pela internet, poucos utilizam o telefone. As redes sociais me ajudam a divulgar o negócio e a atingir um público maior", diz a empresária.

Apaixonada por confeitar, há dois anos ela formalizou o negócio como microempreendedora individual. Os produtos são preparados artisticamente por ela, de acordo com o tema solicitado pelo cliente.

Para a empresária, o sucesso do negócio está na dedicação. "Além de utilizar as redes sociais, eu capricho não só no sabor, mas também na decoração do alimento. Primeiro, o cliente come com os olhos, e quando é bem feito ele pensa: 'isso deve estar gostoso'. Aí vem a vontade de experimentar. O meu objetivo é fazer artesanato com a comida, fazer diferente", afirma.

Outro fator decisivo apontado por ela é conquistar a confiança do cliente, o que ela julga ter sido a dificuldade inicial ao abrir o negócio, pois trabalha com 50% do dinheiro fornecido antecipadamente pelo cliente.

"Ninguém aceita entregar dinheiro na mão de uma pessoa desconhecida, eles não sabem se terão retorno. É essencial que você consiga a credibilidade e isso, fui conquistando aos poucos. Os clientes também me indicam para outras pessoas", declara.

Usar redes sociais no negócio requer atualização constante

Para o gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Eduardo Pugnali, as redes sociais, quando bem trabalhadas, são uma ferramenta de marketing poderosa para pequenos negócios.

"Antes, fazer publicidade era algo caro. Só grandes empresas tinham verba para anunciar na TV, no rádio e nos jornais. Hoje, qualquer negócio pode ter um perfil em uma rede social de graça e falar diretamente com seu público", afirma.

Mas, se o empreendedor não cuidar bem do seu espaço na rede social, a iniciativa pode ter efeito reverso. "É importante revisar tudo o que é publicado, tratar os clientes com cordialidade e dar a eles respostas rápidas e coerentes. Escrever bobagens ou deixar o perfil às moscas pode arruinar a imagem do negócio", diz.

De acordo com o especialista, todos esses cuidados são necessários especialmente porque a velocidade com que as mensagens são compartilhadas no ambiente virtual pode contribuir para a construção de uma imagem negativa da empresa muito rapidamente.

(Com Agência Sebrae)