IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Teste: você sabe convencer pessoas a seguir seus objetivos?

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

19/02/2015 06h00

 

Parte do sucesso de uma empresa está na capacidade do empreendedor de atrair pessoas para o seu objetivo. Quem tem espírito de liderança consegue com mais facilidade "seguidores" comprometidos a realizar desde de pequenas tarefas até metas audaciosas.

Para isso, é necessário observar e identificar o estilo de trabalho de cada integrante da equipe e tratá-lo de acordo com o seu perfil, diz o coach de negócios Emilio Hummel, da Action Coach, consultoria especializada em pequenas e médias empresas. “As pessoas são diferentes e devem ser tratadas de modo diferente. Essa adaptação no tratamento deve partir do líder.” 

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2015/02/12/voce-sabe-atrair-seguidores-para-um-objetivo.htm')

Segundo ele, impor sua vontade na base do grito só funciona no exército. “Se você quer comprometimento, precisa ter empatia, conquistar as pessoas. Confiar nos funcionários é fundamental para que eles tenham espaço para desempenhar seu trabalho e trazer resultados.”

Hummel diz que um bom líder deixa claro quais são as regras, mantém controle sobre o que está sendo feito, dá bons exemplos, extrai o melhor de cada funcionário, está aberto a inovações e tolera pequenos erros, que não trazem prejuízo ao negócio.

O teste foi elaborado com exclusividade para o UOL pela Action Coach, consultoria especializada em pequenas e médias empresas.