IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência cria 'Super Trunfo' de melhores capitais do Brasil para empreender

Jogo de cartas Super City é um "Super Trunfo" com as melhores capitais brasileiras para empreender - Divulgação/Endeavor
Jogo de cartas Super City é um 'Super Trunfo' com as melhores capitais brasileiras para empreender Imagem: Divulgação/Endeavor

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 12h42Atualizada em 26/02/2015 07h28

No moldes do famoso jogo Super Trunfo, a Agência Criativa Señores desenvolveu o Super City, um jogo de cartas no qual 14 capitais brasileiras disputam qual o melhor local para se abrir uma empresa.

O jogo está disponível na internet por meio do site: http://zip.net/bbqRtJ (link encurtado). 

Pela internet, o jogador escolhe uma carta e a compartilha no Facebook ou Twitter, desafiando um de seus amigos nas redes sociais.

Como funciona o jogo

Cada carta representa uma cidade: Florianópolis, São Paulo, Vitória, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Recife, Fortaleza e Salvador.

Para cada cidade, há sete informações, ou itens: tempo médio para abrir um negócio, preço do metro quadrado, PIB (Produto Interno Bruto), capital poupado per capita, pedidos de patente, população com ensino superior, e população com capacitação empreendedora.

Um jogador escolhe um dos itens de sua carta e desafia o outro participante. Quem tiver o melhor índice para aquele item ganha.

Por exemplo, se um jogador com a carta referente a São Paulo escolher o item PIB, ele ganhará de todos os outros. Mas se o mesmo jogador escolher o item preço do metro quadrado, ele perderá para cidades como Curitiba, Goiânia e Salvador, que possuem custos menores.

Informações são de estudo da Endeavor

As informações das cartas foram obtidas a partir de um estudo sobre as capitais brasileiras mais propícias para os negócios, divulgada no ano passado pela Endeavor, organização internacional de apoio ao empreendedorismo, parceira do projeto.

No estudo, Florianópolis foi apontada como a melhor capital para empreender.

A agência fez 200 baralhos físicos, que foram distribuídos para empreendedores e mentores da Endeavor.