IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É difícil achar sócio como você? Veja 3 casos de gêmeos empreendedores

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

02/03/2015 06h00

Se para muitos empreendedores é difícil encontrar um sócio compatível com suas ideias e objetivos, para irmãos gêmeos a solução pode estar ao lado. É o caso dos fundadores do clube de assinatura de esmaltes Esmalteria Club, da empresa de prêmios corporativos Viva Experiências e da Zee.Dog, de acessórios para cães.

Os irmãos dizem que a intimidade mais ajuda do que atrapalha no dia a dia dos negócios e que, com apenas um olhar, é possível saber o que o outro está pensando. No entanto, é comum serem confundidos por clientes e fornecedores, situação que muitas vezes motiva a troca de papéis. Abaixo, eles contam um pouco da experiência de gerir uma empresa com o irmão gêmeo.

Guto e Edu se passam pelo outro para não perder contatos

Luis Augusto e Luis Eduardo Barros, 31, sócios da Esmalteria Club - Divulgação - Divulgação
Luis Augusto (à esq.) e Luis Eduardo Barros, sócios da Esmalteria Club
Imagem: Divulgação

Você seria sócio de um parente?

Resultado parcial

Total de 69 votos
10,14%
17,39%
43,48%
28,99%

Luis Augusto e Luis Eduardo Barros, 31, sócios da Esmalteria Club, trabalharam juntos por dez anos desenvolvendo projetos de inovação e tecnologia para grandes empresas, até que resolveram abrir o próprio negócio, em fevereiro de 2013. Hoje, a empresa possui mais de 700 assinantes. O faturamento não foi divulgado.

Luis Augusto, que é mais extrovertido, cuida do contato com possíveis fornecedores e do marketing. Luis Eduardo, mais tímido, atua internamente, na manutenção das parcerias. No entanto, no dia a dia de trabalho, um substitui o outro em casos de necessidade, o que, às vezes, gera confusões. Luis Augusto diz que eles estão acostumados a ser confundidos e até já definiram como agir nesses casos.

“Se alguém acena na rua, a gente acena de volta, mesmo se não conhecer, pois sabemos que aquela pessoa conhece o irmão. Se vem conversar, fazemos o mesmo: não falamos logo de cara que é a pessoa errada, damos um jeito de prolongar o assunto até o outro chegar, nunca cortamos. O objetivo é não perder contatos”, diz.

André e Daniel usam o fato de serem gêmeos para quebrar o gelo

Daniel e André Susskind, sócios da Viva Experiências - Divulgação - Divulgação
Daniel (à esq.) e André Susskind, sócios da Viva Experiências
Imagem: Divulgação

André e Daniel Susskind, 39, são sócios da Viva Experiências, que vende kits de presentes e passeios de balão, de Ferrari, entre outros, para empresas que desejam premiar funcionários ou clientes. Criado em 2009, o negócio faturou R$ 3 milhões em 2014 e quer triplicar este número, chegando a R$ 9 milhões em 2015.

Eles nunca tinham trabalhado juntos até então. André, idealizador do negócio, achou que o irmão poderia ajudar na administração e, por terem perfis complementares, o convidou para ser sócio. Eles estão acostumados a ser confundidos e não se incomodam, mas dizem que quem se confunde, geralmente, fica constrangido. Por isso, se é um contato superficial, eles se passam um pelo outro, diz André.

Segundo eles, o fato de serem gêmeos ajuda a descontrair em algumas situações. “Recentemente, eu tirei férias e um potencial cliente que eu estava conquistando pediu uma reunião. Daniel foi em meu lugar e, logo no início, explicou que éramos gêmeos. Mas os primeiros a chegar resolveram não contar para os outros convidados que chegariam depois, para ver quem perceberia a diferença.”

Thadeu e Felipe se entendem pelo olhar

Felipe e Thadeu Diz são sócios da Zee.Dog - Divulgação - Divulgação
Felipe (à esq.) e Thadeu Diz são sócios da Zee.Dog
Imagem: Divulgação

Thadeu e Felipe Diz, 32, tiveram a ideia de fundar a Zee.Dog quando procuravam roupas e coleiras estilosas para seu cachorro e a lançaram no mercado em 2012. A empresa exporta para países da América do Norte, Ásia e Europa e não divulga o faturamento.

Os irmãos sempre estudaram e trabalharam juntos e, segundo Thadeu, essa convivência ajuda no dia a dia. “Desenvolvemos a capacidade de ler o outro muito bem. Muitas coisas nem precisam ser ditas para eu saber o que o Felipe está pensando e vice-versa. Além disso, com a intimidade, não precisamos pisar em ovos, é muito mais fácil falar o que pensamos”, afirma.

Consultor diz que transparência nas relações é essencial

Para o consultor de gestão Marcelo Scharra, da consultoria Inside Business Design, é importante procurar sócios com perfis complementares, independentemente de serem da mesma família ou não.

O fato de a empresa ser gerida por irmãos gêmeos desperta curiosidade, que pode ser usada para descontrair certas situações e também ajudar no posicionamento da marca. “É possível usar isso no marketing interno e externo, para mostrar que a empresa é bem alinhada, por exemplo.”

No entanto, ele diz que um valor fundamental para se fazer negócios é a transparência, por isso, não é bom quando um irmão se passa pelo outro. “Mesmo que a pessoa fique constrangida por ter se enganado, é melhor falar a verdade e apontar alguma maneira de diferenciar um do outro. Isso ajuda a estabelecer confiança”, declara.

Onde encontrar:

Esmalteria Club: www.esmalteriaclub.com.br

Viva Experiências: www.vivaexperiencias.com.br

Zee.Dog: www.zee-dog.com