É difícil achar sócio como você? Veja 3 casos de gêmeos empreendedores
Se para muitos empreendedores é difícil encontrar um sócio compatível com suas ideias e objetivos, para irmãos gêmeos a solução pode estar ao lado. É o caso dos fundadores do clube de assinatura de esmaltes Esmalteria Club, da empresa de prêmios corporativos Viva Experiências e da Zee.Dog, de acessórios para cães.
Os irmãos dizem que a intimidade mais ajuda do que atrapalha no dia a dia dos negócios e que, com apenas um olhar, é possível saber o que o outro está pensando. No entanto, é comum serem confundidos por clientes e fornecedores, situação que muitas vezes motiva a troca de papéis. Abaixo, eles contam um pouco da experiência de gerir uma empresa com o irmão gêmeo.
Guto e Edu se passam pelo outro para não perder contatos
Você seria sócio de um parente?
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Total de 69 votosLuis Augusto e Luis Eduardo Barros, 31, sócios da Esmalteria Club, trabalharam juntos por dez anos desenvolvendo projetos de inovação e tecnologia para grandes empresas, até que resolveram abrir o próprio negócio, em fevereiro de 2013. Hoje, a empresa possui mais de 700 assinantes. O faturamento não foi divulgado.
Luis Augusto, que é mais extrovertido, cuida do contato com possíveis fornecedores e do marketing. Luis Eduardo, mais tímido, atua internamente, na manutenção das parcerias. No entanto, no dia a dia de trabalho, um substitui o outro em casos de necessidade, o que, às vezes, gera confusões. Luis Augusto diz que eles estão acostumados a ser confundidos e até já definiram como agir nesses casos.
“Se alguém acena na rua, a gente acena de volta, mesmo se não conhecer, pois sabemos que aquela pessoa conhece o irmão. Se vem conversar, fazemos o mesmo: não falamos logo de cara que é a pessoa errada, damos um jeito de prolongar o assunto até o outro chegar, nunca cortamos. O objetivo é não perder contatos”, diz.
André e Daniel usam o fato de serem gêmeos para quebrar o gelo
André e Daniel Susskind, 39, são sócios da Viva Experiências, que vende kits de presentes e passeios de balão, de Ferrari, entre outros, para empresas que desejam premiar funcionários ou clientes. Criado em 2009, o negócio faturou R$ 3 milhões em 2014 e quer triplicar este número, chegando a R$ 9 milhões em 2015.
Eles nunca tinham trabalhado juntos até então. André, idealizador do negócio, achou que o irmão poderia ajudar na administração e, por terem perfis complementares, o convidou para ser sócio. Eles estão acostumados a ser confundidos e não se incomodam, mas dizem que quem se confunde, geralmente, fica constrangido. Por isso, se é um contato superficial, eles se passam um pelo outro, diz André.
Segundo eles, o fato de serem gêmeos ajuda a descontrair em algumas situações. “Recentemente, eu tirei férias e um potencial cliente que eu estava conquistando pediu uma reunião. Daniel foi em meu lugar e, logo no início, explicou que éramos gêmeos. Mas os primeiros a chegar resolveram não contar para os outros convidados que chegariam depois, para ver quem perceberia a diferença.”
Thadeu e Felipe se entendem pelo olhar
Thadeu e Felipe Diz, 32, tiveram a ideia de fundar a Zee.Dog quando procuravam roupas e coleiras estilosas para seu cachorro e a lançaram no mercado em 2012. A empresa exporta para países da América do Norte, Ásia e Europa e não divulga o faturamento.
Os irmãos sempre estudaram e trabalharam juntos e, segundo Thadeu, essa convivência ajuda no dia a dia. “Desenvolvemos a capacidade de ler o outro muito bem. Muitas coisas nem precisam ser ditas para eu saber o que o Felipe está pensando e vice-versa. Além disso, com a intimidade, não precisamos pisar em ovos, é muito mais fácil falar o que pensamos”, afirma.
Consultor diz que transparência nas relações é essencial
Para o consultor de gestão Marcelo Scharra, da consultoria Inside Business Design, é importante procurar sócios com perfis complementares, independentemente de serem da mesma família ou não.
O fato de a empresa ser gerida por irmãos gêmeos desperta curiosidade, que pode ser usada para descontrair certas situações e também ajudar no posicionamento da marca. “É possível usar isso no marketing interno e externo, para mostrar que a empresa é bem alinhada, por exemplo.”
No entanto, ele diz que um valor fundamental para se fazer negócios é a transparência, por isso, não é bom quando um irmão se passa pelo outro. “Mesmo que a pessoa fique constrangida por ter se enganado, é melhor falar a verdade e apontar alguma maneira de diferenciar um do outro. Isso ajuda a estabelecer confiança”, declara.
Onde encontrar:
Esmalteria Club: www.esmalteriaclub.com.br
Viva Experiências: www.vivaexperiencias.com.br
Zee.Dog: www.zee-dog.com
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